GeralMaximiliano de Almeida

Impactos do distanciamento social na saúde mental

[faceturbo]As medidas de isolamento social essenciais para a proteção da saúde da população podem ser consideradas desagradáveis para quem as experiencia e trazer impactos para saúde mental de forma negativa visto que se faz necessário lidar com um futuro imprevisível no sentido de quando e como ocorrerá o retorno “a vida normal”.

Além do medo de ser acometido pelo próprio vírus, a rápida mudança nos modos de vida habituais está contribuindo para maior desencadeamento de reações e sintomas de estresse, ansiedade, depressão (em certa medida, quando experienciadas de maneira leve, essas reações podem atuar como fatores de proteção, pois levam a comportamentos mais cautelosos no que diz respeito à exposição aos riscos de contágio) e outros sintomas psicológicos como  solidão, desesperança, angústia, exaustão, irritabilidade, tédio, raiva e sensação de abandono. Essa sintomatologia tem colaborado para o agravamento de distúrbios do sono, abuso de substâncias psicoativas e até mesmo ideação suicida.

Nesse momento, a utilização de estratégias que estão ao nosso alcance e que visam amenizar estes impactos e preservar a saúde mental se tornam indispensáveis. Para tanto:

Estabeleça uma rotina diária para si e para a família, incluindo rotina de alimentação e sono. O planejamento auxilia no enfrentamento do estresse e proporciona a sensação de retomada de controle, favorecendo a tomada de decisões de maneira consciente e produtiva.

Realize exercícios físicos, estes contribuem para diminuição do risco de surgimento de sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade além do benefício para saúde física.

Estabeleça uma rotina de exercícios cognitivos como jogos de carta, caça-palavras, palavras cruzadas, leituras, estas atividades além de estimularem o cérebro, também contribuem para redução de stress e ansiedade promovendo a sensação de produtividade e controle.

Mantenha uma alimentação saudável, sempre que possível. A alimentação equilibrada contribui para a manutenção de uma boa saúde física e mental, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na diminuição dos impactos negativos a médio e longo prazo.

Esteja atento ao consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. A alteração na rotina pode provocar maior consumo em pessoas com padrão prévio, uma vez que “todos os dias são iguais”.

Estabeleça um tempo de convivência com os familiares da casa. Instituir momentos de lazer e recreação, conversar, trocar informações, livros e filmes, podem ser boas maneiras de manter contato com os familiares da mesma casa de maneira saudável, diminuindo a tensão e a possibilidade de conflitos.

Lembre-se que o distanciamento social, mais do que uma obrigação ou imposição, é um ato de altruísmo e de cuidado individual e coletivo.

 

Em tempos de pandemia, cuide de sua saúde mental

Danielli Burtuli – Psicóloga CRP 07/18918

Especialista em Psicologia Clínica

Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

[/faceturbo]

Botão Voltar ao topo