Esportes

Haaland supera Messi e Mbappé e é eleito o melhor jogador do mundo em 2023; veja o top 10

O atacante Erling Haaland, do Manchester City, somou 209 pontos no ranking.

Foto: Divulgação / Manchester City

O atacante Erling Haaland, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O norueguês somou 209 pontos e ficou à frente do francês Kylian Mbappé (105) e do argentino Lionel Messi (85). O único brasileiro a figurar entre os 10 melhores pela entidade foi o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, que ficou em nono lugar.

O Manchester City, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) e o Mundial de Clubes, é o time com mais representantes no top 10. O espanhol Rodri foi o quarto, o belga Kevin de Bruyne, o sexto, e o português Bernardo Silva, o oitavo.

Jude Bellingham, eleito melhor jogador jovem pela premiação do Bola de Ouro, também teve destaque na lista. O inglês ficou em quinto pelo desempenho no Borussia Dortmund e, atualmente, no Real Madrid. Harry Kane e Lautaro Martinez também foram citados entre os dez melhores do mundo.

Qual a diferença entre melhor do mundo da IFFHS, The Best da Fifa e Bola de Ouro? A IFFHS criou seu prêmio de melhor do mundo em 1988. O primeiro a receber a honraria foi o atacante holandês Marco Van Basten, que repetiu o feito no ano seguinte. O meia alemão Lothar Matthaus ficou com o título em 1990. A Federação afirma que, atendendo um pedido do então presidente da Fifa, Joseph Blatter, deixou a escolha a cargo da entidade que comanda o futebol mundial.

Em 2020, a IFFHS decidiu retomar sua premiação. O atacante polonês Robert Lewandowski foi o vencedor nas edições de 2020 e 2021, e Messi ficou com o título em 2022. A premiação ainda difere da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football e vencida por Messi em 2023. O The Best 2023, da Fifa, tem cerimônia marcada para 15 de janeiro.

Confira abaixo a lista com os dez melhores do mundo:

– Erling Haaland (Noruega), do Manchester CIty;

– Kylian Mbappé (França), do PSG;

– Lionel Messi (Argentina), do PSG/Inter Miami;

– Rodri (Espanha), do Manchester City;

– Jude Bellingham (Inglaterra), do Borussia Dortmund/Real Madrid;

– Kevin de Bruyne (Bélgica), do Manchester City;

– Harry Kane (Inglaterra), do Tottenham/Bayern de Munique;

– Bernardo Silva (Portugal), do Manchester City;

– Vinicius Jr. (Brasil), do Real Madrid;

– Lautaro Martinez (Argentina), da Inter de Milão.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.