Clima

Guaíba recua hoje e voltará a subir no fim de semana

Machadinho
Scattered Clouds
-1
11º – -1º
90%
0.6 km/h
11
dom
17
seg
20
ter
19
qua
22
qui
Max. de Almeida
Scattered Clouds
-1
10º – -1º
89%
0.49 km/h
10
dom
15
seg
19
ter
18
qua
20
qui

 

Guaíba vai se manter alto e voltará a se elevar no fim de semana | FERNANDO OLIVEIRA

Guaíba recua hoje e volta se elevar durante o fim de semana. Esta é a projeção da MetSul Meteorologia com base em modelos meteorológicos e os dados de níveis de rios que desembocam no Guaíba, em Porto Alegre. O cenário segue muito distante do observado em maio.

O nível do Guaíba subiu rapidamente entre a tarde e a noite de ontem até estabilizar no final do dia. A elevação de cerca de 20 centímetros se deveu ao forte vento Sul no Norte da Lagoa dos Patos associado a um centro de baixa pressão na costa.

Na madrugada de hoje, entretanto, passada a influência do vento Sul, o Guaíba baixava rapidamente depois de atingir marcas ao redor de 2,80 metros no Cais Mauá no final da quarta-feira.

As medições do fim da madrugada desta quarta-feira indicavam o Guaíba cerca de 15 centímetros mais baixo do valor máximo alcançado ontem, situando-se em torno de 2,65 metros no cais do Centro de Porto Alegre.

É exatamente o que explicava ontem a MetSul Meteorologia. Quando há vento Sul, o nível do Guaíba sobe brusca e rapidamente quando se inicia o vento, mas passado o seu efeito também baixa rapidamente.

A boa notícia é que a curva de declínio já foi retomada nas primeiras horas do dia de hoje e deve se manter ainda, permitindo uma queda maior antes de o Guaíba voltar a se elevar no fim de semana.

A subida prevista para o fim de semana será resultado outra vez de vento do quadrante Sul e que pode soprar forte na Lagoa dos Patos principalmente no sábado, consequência de uma significativa massa de ar frio que ingressará no Rio Grande do Sul.

Embora recuando nesta quinta, o nível do Guaíba segue muito alto. Marcas como as de hoje entre 2,50 e 2,70 metros estão muito acima do nível médio histórico do mês de junho que é de 1,02 metro.

Com o Guaíba nos patamares atuais, há enchente em Porto Alegre, apenas que não no Centro. Os alagamentos e as inundações afetam as ilhas da capital e bairros do Sul da cidade, como Guarujá e o Lami.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo