Esportes

Grêmio vence o Juventude e reclama de arbitragem na semifinal do Gauchão

Lance da partida entre Grêmio e Juventude disputada na noite deste sabado, na Arena do Gremio

Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

RS – FUTEBOL/GAUCHAO 2025 /GREMIO X JUVEMTUDE – ESPORTES – Lance da partida entre Gremio e Juventude disputada na noite deste sabado, na Arena do Gremio, valida pelo Campeonato Gaucho 2025. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O Grêmio largou na frente na semifinal do Campeonato Gaúcho ao vencer o Juventude por 2 a 1 na Arena, em Porto Alegre, na noite deste sábado (22). Os gols do Tricolor foram marcados por Braithwaite e Cristian Olivera, enquanto Batalla descontou para o time de Caxias do Sul. Com a vitória, a equipe comandada por Gustavo Quinteros leva a vantagem do empate para o jogo da volta, que acontecerá no próximo sábado (29), no Alfredo Jaconi.

Reclamação contra a arbitragem

Apesar do resultado positivo, o Grêmio fez uma publicação oficial em suas redes sociais para protestar contra a arbitragem de Jonathan Pinheiro e do VAR, comandado por Douglas da Silva. A principal queixa foi um pênalti não marcado no primeiro tempo sobre Monsalve, em lance envolvendo o zagueiro Abner.

Na postagem, o clube questionou a falta de critérios da arbitragem e reforçou o pedido por justiça nos jogos: “Alguém achou que não foi pênalti ao assistir esta imagem? Talvez só o árbitro e os responsáveis pelo VAR. A propósito, alguém consegue entender os critérios do VAR neste Gauchão? Nós, não! Mais uma vez, reforçamos: não queremos nenhum benefício. Queremos uma arbitragem justa! Perde o Grêmio e perde o futebol”.

O vice-presidente de futebol do clube, Alexandre Rossato, prometeu uma manifestação pública ainda durante a madrugada, reforçando a insatisfação tricolor com a condução da partida.

Análise de Gustavo Quinteros

O técnico Gustavo Quinteros valorizou a atuação da equipe e destacou a evolução dos jogadores que chegaram recentemente. “Apesar de termos jogado com jogadores que recém chegaram, a equipe fez um bom jogo. Creio que podemos jogar melhor. Tivemos a posse da bola e podíamos ter um jogo associativo, gerando situações de perigo”…, avaliou.

O treinador também se mostrou incomodado com a arbitragem: “O critério do VAR para chamar a jogada no meio do campo não é o mesmo critério da jogada do pênalti no Monsalve. Tomara que seja a última vez, tomara que seja algo passageiro”, declarou.

Sobre o desempenho individual dos atletas, Quinteros elogiou a motivação de Olivera e justificou a escolha de Volpi no gol: “Volpi iniciou por conta da característica. Tem um bom jogo com os pés, e o rival pressiona bem e alto, então precisávamos de um passe longo. É uma característica que ele tem. Mas tanto Grando quanto Volpi são muito bons goleiros”.

Ele também apontou erros no gol sofrido: “Tivemos dois erros no gol do Juventude: uma saída longa sem destino e outro que não estávamos perto da marca do extrema deles. O gol veio de um arremate que rebate em dois jogadores. Foi uma má sorte”.

Com uma semana de preparação até o duelo decisivo, Quinteros acredita que o time pode evoluir ainda mais. “Creio que esses seis dias que vamos ter até o próximo jogo serão muito importantes para tratar de melhorar movimentos táticos. Agora vamos descansar, para então nos preparamos para a partida decisiva”.

Decisão no Alfredo Jaconi

Com a vitória na Arena, o Grêmio pode empatar na volta que avança à final do Gauchão, mantendo vivo o sonho do oitavo título estadual consecutivo, feito inédito na história do clube. Por outro lado, o Juventude precisa de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis ou ganhar por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal.

A expectativa é de um grande público no Alfredo Jaconi para empurrar o time jaconero, que aposta na força de sua casa para buscar a virada e a vaga na final.

* Por supervisão de: Marjana Vargas