Grêmio goleia o Sport e retoma vice-liderança da Série B

Em um confronto direto importante para as pretensões de acesso, o Grêmio fez o dever de casa. Na noite de feriado de 20 de setembro nesta terça-feira, desencantou no segundo tempo e goleou o Sport por 3 a 0 na Arena, em jogo válido pela abertura da 31ª rodada da Série B. Com o resultado, o Tricolor retoma a vice-liderança da competição, com 53 pontos, 2 a menos que o Bahia, que ainda joga. A vantagem para o primeiro fora do G4 é de 8 pontos para o Londrina, que também entra em campo.
Os gols foram marcados no segundo tempo. Aos 6, Biel abriu o placar após boa jogada com troca de passes em velocidade. Aos 12, Lucas Leiva recebeu boa bola de Diego Souza no pivô e bateu forte. Aos 28, Bitello deu números finais ao confronto.
Agora, o Grêmio terá 10 dias de folga até o próximo compromisso na Série B. Só volta a campo para enfrentar o Sampaio Corrêa no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 19h. A partida, válida pela 32ª rodada, acontece no Maranhão.
Primeiro tempo movimentado, mas sem chances claras
Pressionado com a necessidade de voltar a vencer na Série B, Renato teve desfalques importantes, especialmente no meio campo. Não contou com Villasanti, convocado para amistosos com a Seleção do Paraguai, e com Thaciano que, horas antes, apresentou problemas musculares. Assim, optou por três volantes, com as escalações de Lucas Leiva, Bitello e o “cascudo” Thiago Santos.
As duas equipes iniciaram a partida em uma rotação abaixo, especialmente na comparação do jogo anterior na Arena, na vitória do Grêmio sobre o Vasco. Com os jogadores um pouco “desligados”, o Tricolor errava passes fáceis, como em uma tentativa de arrancada pela direita de Biel, que passou em velocidade mas errou passe fácil, ilustrando essa “displicência” nos minutos iniciais.
Aos 13, a primeira boa chance para o Tricolor, que encontrava espaços no meio. Bitello sofreu falta na origem da jogada, mas Lucas Leiva levou vantagem. Ele recolheu, e fez o passe para Diego Souza, que devolveu buscando a tabela. Na volta, já dentro da área, o volante finalizou de chapa, de primeira, e ela passou perto do travessão de Saulo, levando perigo aos visitantes.
A pressão seguiu e, dois minutos depois, mais uma grande chance que quase virou gol. Após jogada de Guilherme pela esquerda, a zaga afastou e ela ficou viva na entrada da área para Bitello. Ele bateu, a bola desviou e, quando ia entrando, a zaga do Sport tirou em cima da linha. No rebote, dentro da pequena área, Biel finalizou, de novo em cima da defesa, que fechou bem a risca do gol.
No entanto, o ritmo arrefeceu depois do início forte. O Tricolor já não chegava ao ataque com o mesmo apetite e, por outro lado, cedia espaço ao Sport. Com buracos no meio campo, os visitantes aproveitavam para se arriscar no ataque e finalizar de longe. Perto dos 30 minutos, foram dois chutes de média ou longa distância com certo perigo ao gol de Brenno. Depois disso, nada de mais perigoso aconteceu, e a partida foi ao intervalo com o marcador zerado.
Grêmio desencanta e goleia no segundo tempo
A tônica do primeiro tempo, no que dizia respeito aos espaços concedidos pelo Sport, se manteve. E foi, assim, graças a essas lacunas na marcação, que o Grêmio chegou ao gol aos 6 minutos. Em uma bela jogada de troca de passes, que começou com Lucas Leiva roubando no campo de defesa. Depois, a triangulação entre Guilherme, Bitello e Diego Souza. O centroavante soltou para Biel, que chutou rasteiro, meio caindo, mas no canto, sem chances para Saulo, fazendo 1 a 0 para o Grêmio.
O Sport continuou cedendo oportunidades e, aos 12, o Grêmio ampliou, sentindo o bom momento na partida. Diego Souza recebeu lançamento vindo do campo de defesa, na entrada da área, e fez um belo trabalho de pivô. Ajeitou para Lucas Leiva, que teve que disputar palmo a palmo com o zagueiro. Mas o volante levou a melhor e, cara a cara com Saulo, soltou a bomba de perna direita, sem chance para o goleiro, para fazer o 2 a 0.
Com o 2 a 0 contra, o Sport sentiu a desvantagem. Passou a ceder ainda mais espaços no campo de defesa e, nas transições em velocidade, tinha dificuldades para finalizar. O Grêmio, por sua vez, tentou ajustar a marcação, com a entrada de Lucas Silva no lugar do xará Lucas Leiva.
E foi o próprio volante quem iniciou a jogada do terceiro gol. Aos 28, fez boa jogada pela direita, e cruzou para Guilherme, na entrada da área. Lúcido, o ponta ajeitou de cabeça para o volante, mais uma vez aparecendo na área como elemento surpresa. Ele finalizou forte, anotando o 3 a 0 na Arena.
Nos minutos finais, mesmo com a vantagem consolidada e os três pontos assegurados, o Grêmio criou chances para ampliar. Diego Souza e Bitello finalizaram com perigo, mas não conseguiram marcar. Nada que fizesse falta. No fim, o Grêmio venceu o Sport e retomou a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, ficando ainda mais perto do objetivo da temporada.
Série B – 31ª rodada
Grêmio 3
Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Leiva (Lucas Silva) e Bitello (Elkeson); Biel (Pedro Lucas), Guilherme (Jhonata Robert) e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
Sport 0
Saulo; Eduardo, Rafael Thyere (Fabio Alemão), Sabino e Sander (Wanderson); Ronaldo Henrique (Denner), Fabinho e Giovanni (Labandeira); Luciano Juba, Gustavo Coutinho e Vagner Love (Thiago Lopes). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Biel (6/2T), Lucas Leiva (12/2T), Bitello (28/2T)
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Thiago Santos, Edilson, Bruno Alves, Diogo Barbosa e Lucas Leiva (Grêmio); Sander (Sport)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 20/09, às 19h
Público: 24.668 torcedores
Autor: Correio do povo Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER