Esportes

Grêmio Copeiro: Revivendo as conquistas que renderam ao time gaúcho esse título de glória

Entenda o que levou o Grêmio a ter este apelido e porque o tricolor gaúcho é, sem dúvidas, um dos maiores do Brasil.

É muito comum que times de futebol tenham alcunhas, apelidos que carregam consigo e ajudam a gerar mais identificação com seus torcedores. Sua definição pode ser feita por várias associações, como cor (Colorado) ou símbolo (Timão). Alguns, porém, têm nesses nomes carinhosos uma mensagem ainda mais forte, como é o caso do Copeiro.

Note que não citamos o nome de nenhum dos times mencionados no parágrafo anterior, mas quem tem algum conhecimento sobre futebol provavelmente sabe que estamos falando de Internacional, Corinthians e Grêmio. Ora, quão grande é a honra e a história de um time que é denominado “Copeiro”?

O time também é conhecido por outros apelidos, como Tricolor Gaúcho e Imortal. Porém, embora ambos sejam lindos, o que foi usado no título deste conteúdo é motivo de orgulho para seus torcedores ao mesmo tempo em que impõe medo aos rivais, sejam eles em competições nacionais ou internacionais – especialmente se estamos falando de copas.

Porém, você conhece a história do Grêmio? Sabe quais conquistas renderam a ele esse título tão glorioso? E quando ele começou a ser usado? Nos acompanhe neste conteúdo para tirar todas essas dúvidas.

QUANDO O GRÊMIO FOI FUNDADO?

O time, de nome completo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, foi fundado em 15 de setembro de 1903 por 32 fundadores. O surgimento do time está diretamente relacionado com a história do esporte no Brasil, pois alguns dos fundadores foram justamente os responsáveis por lançar a bola em Porto Alegre.

Em seu primeiro jogo, o time já conquistou um título. Copeiro desde sua chegada, a partida vencida contra o Fuss-Ball Club Porto Alegre, válida pela Taça Wanderpreis, terminou em 1 a 0 para o Grêmio, começando com o pé direito uma linda história de títulos.

O grande rival, Internacional, surgiu em 1909, depois que alguns sócios solicitaram a entrada ao clube gremista, a qual não foi aceita, pois não eram admitidas pessoas desconhecidas. No mesmo ano, essas pessoas fundaram o Sport Club Internacional.

O Gre-Nal 01 (nome do clássico entre as duas equipes, cujo número é atualizado a cada confronto, tenha a rivalidade), disputado em 18 de julho de 1909, terminou com um sonoro e retumbante 10 a 0 para a equipe gremista, sendo que a equipe adversária mal conseguia passar do meio campo.

Entre alguns momentos memoráveis no início de sua história, destacam-se o 2 a 1 contra a seleção do Uruguai, em 17 de dentro de 1916; a definição do uniforme listrado tricolor em 1928; a instituição do mosqueteiro como mascote oficial em 1946, mesmo ano em que Alfredo Obino criou o slogan do clube: “Com o Grêmio onde estiver o Grêmio”; e a inauguração do estádio Olímpico, em 19 de setembro de 1954.

QUAIS OS TÍTULOS DO GRÊMIO?

Contextualizando para dias mais atuais, o Imortal, que já nasceu vencedor, segue sendo um dos maiores clubes do Brasil e das Américas, ostentando merecidamente a alcunha de “Copeiro”. As principais conquistas do clube são:

  • Libertadores da América: 3 títulos (1983, 1995 e 2017)

  • Recopa Sul-Americana: 2 títulos (1996 e 2018)

  • Campeonato Brasileiro: 2 títulos (1981 e 1996)

  • Copa do Brasil: 5 títulos (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)

  • Mundial Interclubes: 1 título (1983)

  • Supercopa do Brasil: 1 título (1990)

  • Campeonato Brasileiro da Série B: 1 título (2005)

Entre as grandes copas, somando Libertadores, Mundial Interclubes, Sul-Americana e Copa do Brasil, o tricolor gaúcho tem nada menos que 11 títulos, isso sem contar a Supercopa do Brasil. Portanto, o Copeiro é, literalmente, um time que gosta de Copas.

Além disso, alguns momentos ruins já levaram o Grêmio a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 3 oportunidades: 1992, 2005 (ano em que foi campeão e que também aconteceu a famosa “Batalha dos Aflitos”) e 2022. Afinal, os torcedores literalmente vão com o Grêmio onde ele estiver.

O QUE É A BATALHA DOS AFLITOS?

A tal Batalha dos Aflitos merece um adendo aqui. A partida, disputada contra o Náutico (PE) no Estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos, terminou com um 1 a 0 para o Grêmio que resultou em sua ascensão à Série A do Brasileirão, mas tem um roteiro digno das melhores histórias do esporte.

Um pênalti marcado no segundo tempo para o Náutico paralisou o jogo por 27 minutos e resultou na expulsão de 4 gremistas. Mesmo em ampla desvantagem numérica, o Grêmio continuou na partida. Na cobrança do pênalti, aos 59 minutos do 2º tempo (sim, 59 minutos, dada a paralisação da partida), Ademar cobrou e o goleiro Galatto defendeu.

Não parou por aí. No contra-ataque, imediatamente após a defesa de Galatto, Anderson marcou um gol para o Grêmio e transformou essa em uma das maiores histórias do futebol brasileiro. O Copeiro subiu para a Série A e o Náutico continuou na Série B.

MAIORES ÍDOLOS DO GRÊMIO?

Protagonistas dessa linda história, o tricolor gaúcho tem alguns grandes ídolos, como os seguintes:

  • Renato Portaluppi: mais conhecido como Renato Gaúcho, ele é incomparavelmente o maior nome do clube. Como se não bastasse ter sido, como jogador, campeão da Libertadores de 1983 e feito os dois gols da final da Copa Intercontinental do mesmo ano, contra o Hamburgo, ele conquistou uma Libertadores da América como técnico, além de uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e 4 Campeonatos Gaúchos.

  • Luiz Felipe Scolari: Felipão foi o técnico da conquista da Libertadores da América de 1995 e do Campeonato Brasileiro de 1996, tendo gravado seu nome na história gremista.

  • Paulo Nunes: o jogador conquistou a Libertadores da América de 1995 e a Recopa Sul-Americana de 1996, tendo marcado 69 gols em 197 partidas.

  • Danrlei: o goleiro não apenas é um ídolo do clube como também um dos jogadores que mais atuaram pela posição no Grêmio. Foram 10 anos no elenco profissional, isso sem contar o tempo nas categorias de base.

  • Eurico Lara: outro goleiro icônico, tem até seu nome no hino do time. Defendeu a camisa tricolor por 16 anos, de 1920 a 1935.

Depois de conhecer tantos detalhes sobre a belíssima história do Grêmio, quando for pesquisar por dicas de apostas esportivas, considere tudo isso além do histórico recente do Copeiro. Afinal, este é um time em que, de fato, a camisa pesa, com uma história de fazer inveja a vários outros clubes brasileiros.