Esportes

Grêmio anuncia lateral Marlon como novo reforço para a temporada

Divulgação nas redes sociais do Grêmio anunciando oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Marlon.

Foto: Rádio Grenal

O Grêmio oficializou, nesta quinta-feira (11), a contratação do lateral-esquerdo Marlon, de 27 anos. O jogador, que pertencia ao Cruzeiro, chega por empréstimo até o fim de 2025, com opção de compra válida por mais três anos. Caso ele atue em pelo menos 20 partidas durante o vínculo, o Tricolor precisará desembolsar cerca de 3,5 milhões de euros (R$ 23 milhões) para ficar com o atleta em definitivo.

Marlon desembarcou pela manhã no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, sem falar com a imprensa, e seguiu direto para o CT Luiz Carvalho, onde realiza exames médicos antes de assinar contrato. A chegada do jogador reforça um setor carente do elenco gremista. Atualmente, Lucas Esteves é o único lateral-esquerdo de ofício utilizado por Gustavo Quinteros. O jovem zagueiro Viery vinha sendo improvisado na função, e Luan Cândido, contratado em fevereiro, está fora dos relacionados nas últimas partidas.

Natural de Cascavel, no Paraná, Marlon foi revelado pelo Criciúma e tem passagens por Fluminense, Boavista-POR, Trabzonspor e Ankaragücü-TUR. Em 2023, retornou ao futebol brasileiro para defender o Cruzeiro, onde ultrapassou a marca de 100 jogos.

Logo após o anúncio nas redes sociais do Grêmio, o setorista do Cruzeiro, Guilherme Piu, participou ao vivo da programação da Rádio Grenal e comentou, em entrevista exclusiva, sobre o perfil do novo reforço gremista. Segundo ele, o Tricolor fez uma “excelente contratação”, destacando que Marlon tem mais valências ofensivas do que defensivas e que deve aumentar o nível de competitividade na posição.

O jornalista lembrou que o lateral chegou a ser um dos grandes nomes do Brasileirão passado, mas que, com o tempo, enfrentou dificuldades no clube mineiro, principalmente após a chegada de Fernando Diniz. “O Marlon foi um dos melhores laterais-esquerdos do Campeonato Brasileiro em 2023 e começou bem 2024, mas depois, com a chegada do Diniz, entrou em má fase, fazendo maus jogos. O estilo do time mudou bastante e ele teve dificuldade para se adaptar”, relatou.

Guilherme ainda comentou que, além da questão técnica, o ambiente também pesou para a saída do jogador da Toca da Raposa. “Foi um erro. Ele não estava com a cabeça focada na partida e, por isso, acaba saindo do Cruzeiro. O torcedor às vezes passa do ponto, e isso também influenciou.”

Mesmo assim, a avaliação geral é positiva. “O Marlon é um jogador diferente. É um lateral que apoia bem, mas também sabe defender. Tem potencial para render muito no Grêmio”, finalizou o setorista.

Agora oficialmente apresentado, Marlon terá a missão de conquistar espaço na equipe e ajudar o Grêmio nos desafios da temporada. O clube gaúcho busca reforçar o elenco para encarar a sequência da Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana.

* Por supervisão de: Marjana Vargas