NotíciasPolítica

Governo gaúcho inicia missão oficial na Europa com inauguração de estande do Estado na maior exposição de vinhos do mundo

No estande em Verona, que serve para a promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove vinícolas gaúchas expõem seus rótulos

 

Sob o comando do governador Eduardo Leite, começou neste domingo (14) a missão oficial do governo gaúcho na Itália e na Alemanha. A primeira atividade da comitiva – formada por secretários de Estado, deputados e outras autoridades – foi a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly, a maior exposição de vinhos do mundo, que ocorre em Verona, na Itália.

O desenlace da fita do espaço foi feito por Leite, que celebrou a presença das vinícolas gaúchas no evento. “A gente está colocando a produção gaúcha em evidência a partir do estande, e a feira também é uma oportunidade para buscarmos referências. O que observarmos aqui servirá como inspiração para que possamos fazer eventos que consolidem a marca do vinho gaúcho e, assim, ajudar no desenvolvimento do Estado. Ao ampliarmos o espaço do Rio Grande do Sul na feira, a gente vai ganhando relevância para termos uma presença ainda mais forte ao longo das próximas edições”, afirmou.

No estande, que serve para a promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove vinícolas gaúchas expõem seus rótulos. O Rio Grande do Sul é, atualmente, o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção de uva no Brasil.

O governador e parte da comitiva também se reuniram com Federico Bricolo, presidente do Grupo Veronafiere, responsável pela feira.

Nesta segunda-feira (15), Leite se reúne com o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia, para discutir possíveis parcerias com o RS. Após o encontro, a comitiva segue para Roma.

Missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar as relações culturais e de negócios do Rio Grande do Sul com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Em 2024, ocorre a comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Autor: O Sul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo