Esportes

Goleadas e início promissor de Quinteros marcam primeira fase do Gauchão do Grêmio

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O tricolor encerrou a primeira fase do Gauchão em terceiro na classificação geral. Evidente que essa não era a posição desejada pelo clube, mas, com muitos jogadores que deixaram o grupo, atletas ainda se adaptando à equipe e um trabalho novo sendo implementado por um treinador estrangeiro, o Grêmio tem conseguido bons resultados.

O grupo vem aplicando goleadas e tem a melhor defesa do campeonato até o momento. Além disso, o tricolor tem também o melhor ataque da competição e a melhor média de gols da equipe em um primeiro turno desde 2019, quando fez 29 gols em 11 partidas.

Início de Quinteros

A estreia de Quinteros como treinador tricolor aconteceu no Bento Freitas, contra o Brasil de Pelotas. A noite do dia 22 de janeiro foi marcada pelos muitos erros de passes do Grêmio e oportunidades perdidas. O confronto acabou em um melancólico zero a zero. Porém, mal deu tempo do torcedor levantar dúvidas sobre o treinador argentino e na mesma semana a equipe aplicou uma goleada sobre o Caxias.

O primeiro gol da partida foi marcado por um dos principais jogadores do elenco gremista, enquanto a assistência foi de um jogador criticado em 2024. Edenilson entrou no segundo tempo e na primeira jogada da segunda etapa encontrou Braithwaite na entrada da área que bateu de esquerda. Pavón, Monsalve e o próprio Edenilson também marcaram no baile gremista.

Com a vitória, o torcedor poderia até tentar não ficar eufórico, mas a sequência de bons resultados do Grêmio empolgava. Em seguida, o elenco goleou o Monsoon por três a zero e o São Luiz por cinco. Em poucas partidas já era possível ver as ideias de Quinteros refletirem no campo, em um tricolor envolvente que, tanto com o time titular quanto com o reserva, goleava seus adversários.

Primeira derrota

Nos últimos anos o Grêmio enfrentava muitos problemas defensivos e, com quatro partidas disputadas, a equipe ainda não havia sofrido nenhum gol. Vale destacar, inclusive, que até o momento a defesa do Grêmio não contava com grandes contratações. Reinaldo, Geromel e Fábio deixaram o clube em dezembro e, logo no início da temporada, Marchesín também foi embora. Mesmo assim o tricolor seguia firme no setor defensivo.

Entretanto, para a quinta rodada o Grêmio foi a campo mais uma vez com o time reserva e, desta vez, com um goleiro estreante. Muito criticado em sua última passagem, Gabriel Grando vinha sendo o titular e indo muito bem, mas, para o duelo com o Juventude, Quinteros colocou Tiago Volpi.

No Alfredo Jaconi, o tricolor acabou perdendo por dois a zero e o segundo gol da partida saiu de uma cobrança de falta muito longe da meta defendida por Volpi, fazendo com que os torcedores que já não confiavam no atleta levantassem ainda mais dúvidas sobre sua contratação.

Clássico Gre-Nal

O tão aguardado Gre-Nal 444 chegou. O primeiro clássico com Quinteros no comando do tricolor foi disputado na Arena e acabou empatado. O Grêmio até teve mais posse de bola na partida, mas não conseguiu converter em grandes chances e acabou finalizando até menos que o rival.

O salvador foi Braithwaite, que não teve muitas oportunidades na partida mas, quando teve um pênalti para cobrar, não desperdiçou. A alegria, porém, durou pouco, já que logo depois Fernando marcou de cabeça para o Inter. Nos dois últimos jogos o Grêmio seguiu sem sofrer gols, em uma goleada sobre o Pelotas e uma vitória sofrida por um a zero sobre o Ypiranga.

Chegam os reforços

Apesar das vitórias, Quinteros seguia cobrando publicamente a direção por contratações e parece que os pedidos surtiram efeitos. Atletas como Cuéllar, Tiago Volpi e João Lucas já haviam atuado, mas eram poucos nomes para as necessidades da equipe.

Com isso, pouco antes da última partida da primeira fase, o Grêmio tratou de contratar seis jogadores. Camilo Reijers, Cristian Olivera, Francis Amuzu, Luan Cândido, Lucas Esteves e Wagner Leonardo chegam ao tricolor na busca de montar um time campeão.

Até o momento, Villasanti, Cristaldo e Braithwaite seguem sendo os principais jogadores do time, assim como em 2024. Outros destaques são Pavón, que evoluiu em relação à última temporada, e os reservas Edensilson e Monsalve, que sempre entram muito bem e brigam por uma vaga no time titular.

Entretanto, um atleta que precisa crescer é Cuéllar. O volante foi contratado para formar dupla com Villasanti, mas até o momento não tem performado bem. Nas semi-finais o tricolor enfrentará o Juventude e precisará definir o duelo fora de casa.

* Por supervisão de: Marjana Vargas