Frente fria vai mudar o tempo no Sul do Brasil neste começo de semana, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia. O sistema frontal vai trazer chuva para os três estados da região e chegará ao Centro do país, mesmo não sendo um sistema frontal de maior atividade.
A mudança do tempo vai ocorrer depois de um domingo magnífico de céu azul no Rio Grande do Sul que começou um pouco frio e teve uma tarde de calor com máxima na rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia no interior de 33,7ºC em São Luiz Gonzaga e 29,2ºC em Porto Alegre.
Nesta segunda-feira, o sol ainda aparece no Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, entretanto, com o avanço da frente fria a partir do Uruguai e da Argentina, a cobertura de nebulosidade vai aumentar e o tempo se instabiliza com chuva.
O tempo se instabiliza com chuva ainda no final da manhã e no começo da tarde pelo Oeste e o Sul do estado. Até o fim do dia, a chuva alcança a maioria das regiões gaúchas. A segunda-feira pode terminar sem precipitação em pontos mais ao Norte do estado.
Na terça, a frente fria traz chuva na Metade Norte gaúcha principalmente na madrugada e de manhã, mas ao longo do dia a frente se afasta e a tendência é de melhora do tempo em quase todo o território gaúcho.
Em Santa Catarina e no Paraná, a atuação da frente deve se dar mais na terça-feira com aumento de nuvens e chuva em grande número de localidades. Em São Paulo, o sistema frontal chega da tarde para a noite na terça e ainda traz chuva na quarta-feira.
No Sul do Brasil, em geral, a perspectiva é que os volumes sejam baixos na passagem da frente fria e em algumas localidades pode chover muito pouco ou mesmo nada. Isso porque a frente não deve ser de forte atividade. Somente pontos mais isolados podem ter chuva mais forte. Da mesma forma, o risco de temporais, embora não descartável, é baixo.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER