
Uma frente fria avança nesta terça-feira pelo Sul do Brasil com muitas nuvens e chuva em vários pontos enquanto o Sudeste do Brasil segue assando sob uma onda de calor com temperaturas muito acima da média e extremas a ponto de o litoral de São Paulo ter tido ontem 40ºC em Iguape e a cidade do Rio de Janeiro ter batido em 44ºC, segundo a prefeitura.
A imagem de satélite do começo desta terça mostrava a faixa de nuvens característica da frente fria se deslocando pelo Sul do Brasil e atuando sobre Santa Catarina e Paraná enquanto já provocava aumento de nuvens no interior de São Paulo.
O sistema frontal traz muitas nuvens e chuva em vários pontos do estados catarinense e paranaense no decorrer desta terça, embora ocorram aberturas em vários pontos com abafamento.
O calor é mais intenso no Norte do Paraná enquanto nas demais áreas dos dois estados se espera queda da temperatura com maior nebulosidade e chuva. Há risco de chuva forte isolada e temporais localizados.
No Rio Grande do Sul, muitas nuvens permanecem sobre parte do estado nesta terça-feira, embora o sol até apareça em meio à nebulosidade em diferentes cidades. Haverá ainda momentos de céu nublado a encoberto, especialmente na Metade Norte.
Persiste a chance de chuva em pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, sobretudo na Serra, no Litoral Norte e em áreas próximas da divisa com Santa Catarina. Os volumes em geral devem ser baixos, mas isoladamente não se afasta chuva forte passageira.
Ar mais frio ingressa pelo Sul e traz um dia de marcas agradáveis na maior parte dos municípios com um dia muito ameno na Campanha e no Sul gaúcho, onde o vento do quadrante Sul sopra moderado com ocasionais rajadas.
No Sudeste, a aproximação da frente fria traz um quadro pré-frontal em que se dá uma intensificação do calor. O dia será muito quente em São Paulo e Minas Gerais com calor extremo no Rio de Janeiro e no Sul do Espírito Santo, onde as máximas passam dos 40ºC.
O calor e a aproximação da frente com aumento da umidade e das nuvens favorecerá a ocorrências de pancadas localizadas de chuva da tarde para a noite em diferentes locais do território paulista.
Com o calorão no estado de São Paulo, é alto o risco de chuva isoladamente forte a muito intensa com temporais de verão que podem vir com muitos raios, vendavais e queda de granizo.
Estes temporais isolados podem afetar pontos da cidade de São Paulo, da Grande São Paulo, do litoral e do interior paulista em horas da tarde para a noite desta terça-feira depois de uma manhã e começo de tarde muito quente e abafados.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER