ClimaDestaque

Frente fria avança nesta terça e traz chuva forte em vários pontos

Machadinho
Céu Limpo
29
29º – 23º
55%
2.54 km/h
27
ter
30
qua
26
qui
17
sex
23
sáb
Max. de Almeida
Céu Limpo
28
28º – 23º
60%
2.52 km/h
26
ter
29
qua
26
qui
17
sex
22
sáb

 

Frente fria avança neste momento de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul com chuva e que é forte em diferentes pontos da geografia gaúcha. O sistema frontal vai trazer chuva no decorrer desta terça-feira em todas as regiões gaúchas com acumulados altos de precipitação em parte do estado.

Imagem de satélite das 6h desta terça-feira do GOES-16 mostra a frente fria em deslocamento de Oeste para Leste pelo Sul do Brasil | METSUL

A frente já foi responsável por chuva volumosa na madrugada desta terça em diversas localidades. Os acumulados de precipitação entre 0h e 6h desta terça-feira em estações oficiais foram de 71 mm em Santiago, 59 mm em São Luiz Gonzaga e Caçapava do Sul, 52 mm em São Gabriel, 51 mm em Santa Maria e 45 mm em Tupanciretã.

Insistimos que o risco maior na passagem desta frente fria é chuva forte e não vento. A chuva em algumas cidades tende a ter altos volumes em curto período, o que poderá provocar alagamentos. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas que podem ter períodos de chuva forte mais tarde nesta terça.

O risco de tempo severo na passagem desta frente fria pelo Rio Grande do Sul não é alto, assim que qualquer episódio de vento forte, se ocorrer, tende a ser muito localizado e pontual. O cenário meteorológico é muito diferente de 21 de março, quando a passagem de uma frente fria trouxe muitos e fortes vendavais para o estado.

Já o ciclone ao qual a frente fria está associada está ao Sul da província de Buenos Aires, desta forma muito distante do Rio Grande do Sul. O campo de vento intenso do ciclone vai ficar limitado ao litoral da Argentina e sequer chegará perto do território gaúcho, logo o ciclone não oferece preocupação.

O tempo melhora já nesta terça, especialmente da tarde para a noite, no Oeste gaúcho. A melhoria do tempo na maior parte do Rio Grande do Sul deve se dar no final do dia e no começo da quarta à medida que uma massa de ar seco e mais frio de alta pressão ingressa no estado.

 

O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado. Por isso, a tendência é de vários dias com sol e tempo firme a partir de amanhã no Rio Grande do Sul.

A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios gaúchos. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, inclusive, poderá ter até formação de geada, especialmente em baixadas.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo