ClimaDestaque

Frente fria avança com chuva, raios, vento e queda isolada de granizo

Machadinho
Scattered Clouds
18
28º – 18º
86%
1.85 km/h
28
qua
23
qui
26
sex
24
sáb
21
dom
Max. de Almeida
Scattered Clouds
17
26º – 17º
89%
1.62 km/h
26
qua
22
qui
25
sex
23
sáb
20
dom
 

Frente fria começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul com chuva, raios e temporais de granizo em pontos isolados. A mudança no tempo por ora se limita ao Sul e ao Oeste do estado, mas deve alcançar as demais regiões gaúchas até o fim do dia.

 

O sistema frontal está associado a centro de baixa pressão na costa de Buenos Aires que dará origem entre hoje e amanhã a um intenso ciclone extratropical. O ciclone vai estar muito ao Sul do Rio Grande do Sul, na costa da Argentina, e seus maiores impactos se darão em vento e chuva na costa atlântica de Buenos Aires e no Sul do Uruguai, onde o vento em alguns locais pode ficar perto ou passar de 100 km/h.

A maior atividade desta frente fria no Rio Grande do Sul se dará hoje no Oeste e no Sul do território gaúcho. Embora se preveja chuva e não se possa afastar temporais isolados em outras áreas do estado, o risco de tempo severo hoje é maior no Oeste e no Sul com pancadas localmente fortes a torrenciais que serão acompanhadas de raios, trovoadas, rajadas de vento e granizo isolado.

Os acumulados de chuva até o final da madrugada desta sexta-feira atingiam 34 mm em Santana do Livramento, 31 mm em Jaguarão, 24 mm em Rio Grande, 19 mm em Bagé, 18 mm no Chuí e 17 mm em Quaraí, de acordo com dados de estações automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na Metade Norte, contudo, o tempo seguia ainda firme, com presença de vento do quadrante Norte e marcas elevadas para o horário nos termômetros. Muitas cidades passaram a noite inteira com temperatura acima dos 20ºC.

A chuva atingiu o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta sexta com raios, rajadas de vento e granizo isolado. Até o fim da madrugada, estações haviam indicado rajadas de vento de 72 km/h em São Borja, 67 km/h em Dom Pedrito e 66 km/h em Quaraí. Caiu granizo em Uruguaiana no final da quinta e na madrugada de hoje na cidade de Rio Grande.

A chuva segue nesta manhã no Oeste e no Sul, ainda com risco de temporais isolados. Já nas demais regiões do estado, o sol aparece com nuvens e o vento sopra moderado do quadrante Norte com rajadas em algumas cidades antes da virada do tempo. No decorrer do dia, a frente vai se deslocar lentamente pelo território gaúcho e até o começo da tarde deve fechar o tempo com chuva e trovoadas em pontos também do Noroeste e do Centro gaúcho.

Do meio da tarde para a noite, a frente alcança cidades do Nordeste do estado, como da Serra e da Grande Porto Alegre, com chuva. Ao chegar no Nordeste gaúcho, que ainda terá um dia abafado, apesar de não tão quente como ontem, a instabilidade tende a estar mais fraca.

No Oeste e no Sul, onde chove desde cedo, a temperatura se eleva pouco e vai esfriar com as mínimas à noite. Já no Norte e no Nordeste gaúcho, onde o sol aparece com nuvens por horas antes da chuva, tempo quente e abafado. Faz muito calor em pontos do Litoral Norte, com marcas acima de 30ºC, e será outro dia quente na Serra. No Norte da Grande Porto Alegre e nos vales, máximas ainda perto ou acima dos 30ºC.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo