DestaqueGeral

Estiagem já provoca Decretos de Emergência em regiões gaúchas

Santa Catarina também sofre com a seca

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já causou o decreto de situação de emergência de 50 municípios do Estado – número que representa cerca 10% do total de municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil do RS, desse total, dois foram reconhecidos pelo governo federal até a quarta-feira, ontem.

Ainda, 13 tiveram os decretos homologados pelo governo do Estado. As informações são do Jornal Zero Hora.

O processo, desde o decreto da situação de emergência, à homologação junto ao governo do Estado, até o reconhecimento federal, busca comprovar que o município passa por uma situação de risco à população e perdas na produção agrícola. A partir disso, os municípios podem acessar recursos, auxílios e benefícios dos governos federal e estadual.

Embora a maior concentração de municípios em emergência seja na Fronteira Oeste, há decretos de prefeituras em várias regiões gaúchas. Aqui na região, até o momento, nenhum município tem decreto de Situação de Emergência.

Grande produtor de grãos em Santa Catarina tem prejuízos

E não é só no rio Grande do Sul que a estiagem vem provocando prejuízos. Santa Catarina também tem localidades afetadas.

A Prefeitura de Campos Novos, cidade vizinha aqui da região, decretou hoje Situação de Emergência em razão da estiagem que atinge o município. As perdas na agricultura já somam aproximadamente R$ 45 milhões, impactando diretamente os produtores rurais e a economia local. A medida visa mobilizar recursos e ações para minimizar os prejuízos causados pela falta de chuvas.

Com Informações Zero Hora e prefeitura de Campos Novos.

Mapa da imagem: Zero Hora

Autor: Rádio Poatã
#destaquenews #interativamachadinho #poata #radiopoata

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo