ClimaDestaqueNotícias

Estiagem deixa em situação de emergência 55% dos municípios gaúchos

Captação suspensa na bacia do Sinos entrou em vigor nesta sexta

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Chegou hoje a 274 o número de cidades gaúchas que notificaram situação de emergência em razão da falta de chuvas, que persiste desde dezembro. O número equivale a 55% do total de municípios – 497 -, com 269 deles já com o decreto expedido. Até o momento, o governo estadual homologou 171 documentações, enquanto a União reconheceu 142.

Nesta sexta, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chancelou 14 decretos de emergência do Rio Grande do Sul. Foram contempladas as cidades de Boa Vista das Missões, Boa Vista do Cadeado, Cachoeira do Sul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Dom Feliciano, Doutor Ricardo, Faxinalzinho, Itapuca, Ivorá, Porto Xavier, Santo Cristo, São Sepé e Tucunduva.

Com isso, sobe para 142 o número de prefeituras gaúchas aptas a solicitar verba federal para o atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Captação suspensa na bacia do Sinos

Entrou em vigor, também nesta sexta, a suspensão da captação de água ao longo da bacia do Sinos para atividades rurais, conforme estabelecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A proibição deve ser revogada assim que o nível retornar aos valores normais, acima de 1,20m na captação da Corsan em Campo Bom, ou superior a 50cm na régua do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), em São Leopoldo. A ativação do gatilho ocorreu após a redução do nível, em Campo Bom, para 1,13m.

Autor: Rádio Guaíba

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo