GeralRural

Estados Unidos adiam início de novas tarifas ao Brasil

EUA adiou para o dia 7 de agosto a entrada em vigor do novo tarifaço

 

O governo dos Estados Unidos adiou para o dia 7 de agosto a entrada em vigor do novo tarifaço, que inclui aumentos nas tarifas de importação sobre produtos de dezenas de países. O Brasil está entre os mais afetados, com alíquota total de 50% sobre as exportações, segundo anúncio feito pelo presidente Donald Trump.

De acordo com o decreto publicado nesta quinta-feira (31), as tarifas foram reajustadas com base na política comercial apresentada por Trump no início de abril, durante o episódio que ficou conhecido como “Dia da Libertação”. As novas alíquotas variam entre 10% e 41%, atingindo uma ampla gama de produtos. No caso do Brasil, a tarifa recíproca começou em 10%, mas foi elevada em 40 pontos percentuais, totalizando 50%.

O cronograma de aplicação das tarifas dos EUA passou por mudanças ao longo dos últimos meses. Uma semana após a primeira rodada, Trump anunciou uma pausa de 90 dias, com o objetivo de abrir espaço para negociações com os países parceiros. Agora, com o novo decreto, a Casa Branca retoma sua estratégia de endurecer as regras de importação.

As medidas fazem parte da visão do governo americano de proteger a segurança econômica e reduzir o déficit comercial anual dos Estados Unidos. O impacto das tarifas sobre o comércio global, especialmente para países exportadores como o Brasil, ainda é motivo de atenção e monitoramento por parte do setor produtivo.

Foto: Pixabay

Autor: Agrolink
#destaquenews #rural #agricultura #agroépop

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo