Enxurrada traz imagens assustadoras em cidade mexicana

Uma enxurrada no fim de semana produziu imagens impressionantes e assustadoras na cidade de Nogales, estado mexicano de Sonora, que faz fronteiram com cidade homônima do estado norte-americano do Arizona. Uma mulher e duas meninas morreram, e pelo menos uma pessoa desapareceu, como saldo preliminar de uma tempestade descrita como “extraordinária” e a “pior em muitos anos” em Sonora.
#Nacional | En menos de una hora, Nogales, #Sonora, registró una caída de más de 68 milímetros de lluvia, la cual causó un torrente que arrastró a varias personas, movilizando a los cuerpos de rescate https://t.co/o6y7zqiR4v pic.twitter.com/i98LRrvySH
— Reporte Índigo (@Reporte_Indigo) August 14, 2022
Mais de 64 milímetros de chuva caíram em menos de uma hora na cidade fronteiriça, pegando de surpresa milhares de cidadãos que circulavam pelas ruas. Várias pessoas e veículos foram arrastados pelas águas do córrego que se forma ao longo da Avenida Tecnológica, em meio ao que foi considerado por muitos como o pior temporal da memória recente.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros mexicano, a corrente arrastou uma mulher que viajava de táxi com suas duas filhas menores. A mãe foi socorrida com vida, mas as meninas de 8 e 6 anos foram encontradas sem vida. Na Avenida Tecnológico, atrás do Estádio Dr. Alberto Hoeffer, foi resgatado o corpo de uma mulher não identificada, que ficou presa em uma grade de proteção do córrego.
En nogales sonora mexico pic.twitter.com/cz2xFeLbp9
— miguel (@miguel58269078) August 14, 2022
Um adolescente foi resgatado vivo após conseguir se agarrar a uma árvore após ser arrastado rio abaixo por mais de dois quilômetros. O menor foi localizado pelos bombeiros, que conseguiram salvá-lo após mais de uma hora e várias complicações no resgate devido aos riscos do local.
Así las corrientes en #Nogales #Sonora durante la lluvia de este sábado pic.twitter.com/2rliFe3QIO
— Entre Veredas Sinaloa (@entreveredas) August 14, 2022
#CirculaEnRedes🖥 || ¡No es una película! Graves inundaciones en #Nogales, #Sonora, tras la intensa lluvia ⛈ de ayer. 😨 pic.twitter.com/9hJ2HhchDN
— Tribuna Noticias (@NoticiasTribuna) August 14, 2022
O menor, que estava sem roupa devido à correnteza, já apresentava um quadro de hipotermia e foi transferido pela Cruz Vermelha Mexicana para receber atendimento médico. Durante o resgate, o jovem informou que sua mãe também tinha sido arrastada pela água, mas a vítima segue desaparecida.
As autoridades locais indicaram que foi possível resgatar 11 pessoas arrastadas pela torrente de água e lama na cidade. Acrescentaram que foram 12 veículos carregados pela correnteza em diferentes pontos da cidade, sete casas inundadas, três desabamentos de infraestruturas em casa, uma árvore caída e um poste. A Proteção Civil de Sonora Norte coordena os órgãos de emergência e realiza uma avaliação dos danos causados pelo fenômeno meteorológico.
🔴 ¡TENGA MUCHO CUIDADO!
Fuerte lluvia ⛈ se deja sentir en #Nogales y se lleva varios automóviles. pic.twitter.com/Ft5F3dgV7i
— Diario del Yaqui (@diarioyaqui) August 9, 2022
Na sexta-feira, o governador de Sonora, Alfonso Durazo Montaño, esteve na cidade de Nogales, e tinha anunciado a construção de barragem no córrego Chimeneas que controlaria as grandes inundações que ocorrem durante cada chuva intensa, e afirmou que, a obra canalizará a água que inunda a avenida onde ocorreram os principais alagamentos com vítimas.
A chuva extrema em Nogales é consequência da temporada de monções de verão que traz episódios de chuva extrema em curto período no Norte do México e também no Sudeste dos Estados Unidos. Dias atrás, Las Vegas sofreu com dois episódios de inundações e o parque nacional de Death Valley teve que ser fechado por inundações no deserto.
Autor: MetSul
Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP TELEGRAM