
O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira marcada por contrastes de temperatura com ar mais frio atuando no Sul do estado e ar mais quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis avançando sobre o Noroeste e o Norte do estado com tempo mais quente.
Na sequência da frente fria que chegou no domingo com chuva na maioria das cidades do estado e volumes até acima de 50 mm em pontos entre o Centro e o Oeste gaúcho, ar mais frio ingressou no Rio Grande do Sul.
Foi o que trouxe um amanhecer frio nesta segunda em cidades do Sul do estado com mínimas de 3,9ºC em Pedras Altas; 4,8ºC em Pinheiro Machado; 5,7ºC em Herval; 7,6ºC no Chuí; 7,9ºC em Jaguarão; 8,6ºC em Pedro Osório; 8,8ºC em Hulha Negra; 9,5ºC em Canguçu; e 9,8ºC em Piratini.
Foi também o que causou uma grande diferença de temperatura em Porto Alegre entre ontem e hoje. A máxima do domingo na capital, na estação do Jardim Botânico, foi de 31,2ºC e nesta segunda-feira de 22,1ºC.
Por outro lado, o avanço de ar mais quente a partir do Norte da Argentina para o Noroeste e o Norte gaúcho elevou a temperatura na tarde desta segunda a 27,4ºC em Alpestre; 27,2ºC em Carazinho; 26,6ºC em Pejuçara e Santa Ângelo e 26,4ºC em Panambi.
Justamente o contraste térmico entre o Norte e o Sul do estado fez com que abundante nebulosidade baixa e média se formasse no Oeste e no Centro do estado ao longo da segunda com garoa e chuva leve em vários pontos, como em Porto Alegre que alternou momentos de sol e nuvens com precipitação fraca.

Mapa de anomalia de temperatura do modelo alemão Icon mostra o contraste de temperatura na tarde desta segunda entre ar mais frio ao Sul e mas quente ao Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul | METSUL
Nesta terça, o avanço de um reforço de ar frio gera instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva irregular e mal distribuída, em geral, com baixos volumes, na maiorias das regiões gaúchas.
O tempo se instabiliza entre o final desta segunda e a madrugada desta terça em vários pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. De manhã, a instabilidade se desloca para a Metade Norte.
À tarde, apenas pontos isolados da Metade Norte podem ter chuva ou garoa, mas na maior parte do estado o tempo melhora e o sol já aparece com nuvens. À noite, tempo firme em quase todo o estado, embora pontos isolados do Nordeste gaúcho ainda possam ter alguma precipitação leve e passageira.

Projeção de chuva do modelo europeu para a madrugada desta terça | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a manhã desta terça | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a tarde desta terça | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a noite desta terça | METSUL
Na quarta e na quinta, tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. A exceção vai ficar por conta de áreas do Norte gaúcho, próximas de Santa Catarina, que ainda terão maior nebulosidade e chance de chuva em alguns municípios.
O reforço de ar frio terá maior influência na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul do estado, onde as madrugadas de quarta, quinta e sexta serão frias com chance de geada isolada em alguns municípios.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER