Eduardo Leite oferece apoio das forças de segurança do Estado ao Rio de Janeiro
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ofereceu apoio das forças de segurança do Estado.

Nessa quarta-feira (29), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ofereceu apoio das forças de segurança do Estado ao governo do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, na capital fluminense na última terça-feira, que deixou mais de 120 mortos.
Em suas redes sociais, Leite publicou um vídeo falando sobre o episódio. “Os acontecimentos recentes do Rio de Janeiro escancaram um problema que o Brasil, do ponto de vista nacional, empurrou com a barriga. O rumo da segurança pública. Mais de 120 mortos até agora e o País inteiro segue discutindo quem errou, quando o erro é justamente a falta de rumo, a falta de coordenação, de mínima integração”, afirmou o governador.
“Virou moda procurar culpados. Os dedos são apontados para todos os lados e sobra para todo mundo. Mas enquanto o País briga para ver quem grita mais alto para tentar ganhar essa discussão, quem resolve as coisas? E o crime? Esse sim, em silêncio, continua trabalhando”, disse.
Por sua vez, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, agradeceu, nessa quarta-feira, o apoio e a solidariedade prestados pelos governadores de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal após a realização da Operação Contenção. Em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palácio Guanabara, Castro afirmou que as manifestações de apoio são fundamentais para que o governo do Estado siga vencendo a batalha contra o crime organizado no Rio de Janeiro.
Junto aos secretários das forças de segurança, Cláudio Castro declarou que o Estado deu um “duro golpe na criminalidade” e ressaltou a importância da integração com outros Estados e o governo federal para que os esforços sejam efetivos. Castro também destacou que o Rio de Janeiro está totalmente aberto para perícias e fiscalização dos órgãos de controle. “Demos um duro golpe na criminalidade e mostramos que temos condições de vencer batalhas e de fazer o nosso papel, mas temos a humildade e a certeza de que não venceremos essa guerra sozinhos. Todos os governadores se colocaram com a intenção de ajudar e colaborar com o Rio de Janeiro. Toda ajuda técnica será bem-vinda. Esperamos que o Governo Federal tenha um foco de integração e trabalho conjunto, nos ajudando, inclusive, no financiamento de ações. Estamos completamente abertos para todo o trabalho de perícia e fiscalização dos órgãos de controle”, afirmou Cláudio Castro.
O governador reforçou que é um momento de soma de esforços e que todo apoio técnico é bem-vindo, mas desprezará debates políticos que não acrescentam à segurança pública. “O momento é de união. Nós, que temos compromisso público, esperamos que essa oportunidade não vire um campo de batalha nem politicagem. Aceitamos todo tipo de apoio técnico. O recado é claro: soma ou suma!”, disse.
(Foto: Maurício Tonetto/Secom)
Autor: O Sul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER
























