Rural

Edição genética pode criar carne de laboratório barata

#destaquenews #rural #agricultura #agroépop

Joshua March, CEO e cofundador da SciFi Foods, aposta na tecnologia de edição de genes para reduzir o custo da produção tradicional de carne a partir da cultura de células em laboratório. Ele é o empresário de uma indústria que pode nunca dar frutos, mas convenceu os investidores de que um dia, em nosso futuro nebuloso, isso acontecerá. Esta é a quarta empresa que ele dirige. A última, a Conversocial, ajudou empresas a gerenciar o atendimento ao cliente por meio de canais sociais e foi adquirida por US$ 50 milhões.

March me disse que ficou “obcecado” por carne cultivada depois de ler sobre isso em The Player of Games , um romance de ficção científica de 1988 de Iain M. Banks adorado por técnicos. Por um tempo, March ficou à margem administrando outras empresas. “Achei que não precisava fazer nada”, diz ele, “que isso aconteceria por conta própria”. Mas os anos foram passando e quase não houve progresso no que então se chamava carne de laboratório. “Sinceramente, fiquei bastante decepcionado com as empresas do setor e com tudo o que elas disseram sobre como os custos seriam resolvidos.”

Se ele quisesse que fosse algo real no mundo, ele teria que fazer alguma coisa. Eu teria que entrar no jogo. Ao contrário de praticamente todas as outras startups do setor – e de acordo com o Good Food Institute, no final de 2022 havia 152 empresas de carne cultivada operando em 29 países – a March e a SciFi estão usando CRISPR(a tecnologia que torna a edição de genes tão fácil quanto usar uma impressora 3D) para acelerar seu progresso.

Para Kasia Gora, CTO da SciFi, é apenas um desafio de engenharia. “Adotamos uma abordagem de biologia sintética para descobrir como fazer linhagens de células bovinas escaláveis”, ele me conta. A chave é projetar ciclos que permitam a prototipagem rápida. As melhores linhas celulares serão usadas para criar a próxima rodada de modificações.

“Há coisas que atrapalham a produção de células baratas”, diz March. As perguntas para as startups de carne cultivada em laboratório são infinitas: as células podem ser produzidas em grandes biorreatores, em suspensão líquida, quais meios (ou nutrientes) são usados, quais são os custos dos ingredientes? “Você quer que seja uma célula de carne”, diz ele, “mas cresça como uma célula-tronco e seja feliz crescendo em suspensão [de célula única]”.

Autor: Agrolink

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo