Clima

Desastre das enchentes: onde a situação piora e melhora nesta semana

Machadinho
Scattered Clouds
26
26º – 19º
59%
3.58 km/h
25
qui
18
sex
12
sáb
14
dom
13
seg
Max. de Almeida
Scattered Clouds
24
24º – 19º
64%
3.51 km/h
24
qui
17
sex
11
sáb
13
dom
12
seg

 

 

Inundações vão piorar na capital e na maioria das regiões gaúchas afetadas por enchentes nesta semana com a chegada da vazão dos rios após a chuva deste fim de semana | ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A catástrofe no Rio Grande do Sul ingressa em sua segunda semana com tendência de piora na maioria das regiões com os volumes excessivos a extremos de chuva que são registrados no estado desde a sexta-feira, o que faz com que vários rios que tinham baixado retornem às cotas de inundação com a segunda enchente em apenas dez dias.

Nas bacias dos rios Taquari e Caí, o pior ocorre agora na primeira metade da semana. São dois rios de resposta rápida que sobem muito rapidamente com a descida de águas da Serra. Os níveis não atingirão as marcas extremas do começo do mês, recordes, mas serão cheias de grandes proporções pelos valores médios históricos que vão alagar um grande número de localidades. Na segunda metade da semana, o nível deve baixar, mas um episódio de chuva entre quinta e sexta merece atenção.

Já na bacia do Paranhana, o pior ocorre agora no começo da semana. Trata-se de outro rio de resposta rápida em que o grande volume de água precipitado na Serra escoa muito rapidamente. No decorrer da semana, o nível deve baixar. Já o Rio dos Sinos, que recebe as águas do Paranhana, deve se elevar de Campo Bom até Canoas, na Grande Porto Alegre, ao longo da semana. A cheia será de grandes proporções.

Já o Jacuí é rio de resposta mais lenta com grande volume de água tendo que percorrer uma grande distância a partir das nascentes no Norte do estado. Choveu em toda a bacia com volumes de 100 mm a 200 mm, o que fará com que a situação se deteriore ao longo da semana. O vento Sul deve agravar a situação já nesta primeira metade da semana na área de Eldorado do Sul e partes de Guaíba.

O Rio Gravataí vai receber grandes volumes de água que estão caindo no Litoral Norte, na região de Santo Antônio da Patrulha, e que ruma para a Grande Porto Alegre. Assim, os níveis do Gravataí tendem a se elevar gradualmente no decorrer da semana, com uma cheia de grande porte.

O Guaíba, em Porto Alegre, recebe a água de todos estes rios. Logo, como todo estão com cheias e com tendência de agravamento, a situação vai se agravar na capital durante a semana com a chegada da segunda grande onda de vazão vinda dos rios contribuintes. Preocupa o Vento Sul, com represamento no Norte da Lagoa dos Patos, que eleva o Guaíba, e que vai soprar nesta segunda, na terça e, novamente, na sexta.

No Sul do estado, a enchente prossegue nesta semana nas cidades junto à Lagoa dos Patos. Conforme o dia e de acordo com a velocidade do vento, haverá melhora ou piora em cidades como Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul. Como tem muita água descendo ainda do Guaíba, a enchente no Sul será de muito longa duração.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo