Confira o horóscopo do dia para todos os signos nesta quarta-feira, 16

Visto na direção de estrelas coloridas perto da borda noroeste da Constelação da Vela, o mosaico acima está centrado nos filamentos brilhantes dos remanescentes da Supernova da Vela. Trata-se da nuvem de detritos em expansão por conta da explosão provocada pela morte de uma estrela massiva. A luz dessa explosão atingiu a Terra cerca de 11 mil anos atrás. Além dos filamentos chocados de gás brilhante, a catástrofe cósmica também deixou para trás um núcleo estelar incrivelmente denso e giratório, o Pulsar da Vela (Crédito: Nasa)
Seja produtivo, mas jamais esqueça de cultivar o seu universo interior. É com esse espírito que esta quarta-feira, dia 16, abre alas para que cuidemos da matéria na mesma proporção em que nos dedicamos ao espírito. Assim, vale rememorar os princípios da alquimia e do hermetismo, unindo opostos como forma de interação com o mundo.A Lua Crescente está cada vez mais encorpada e ingressa no signo de Virgem, onde chegará à fase Cheia, na madrugada da próxima sexta-feira, dia 18. Com o Sol, Mercúrio, Júpiter e Netuno no místico e sensível signo de Peixes, a Lua chegará em seu ápice em Virgem, o mais pragmático signo do zodíaco. O céu coloca em evidência tudo o que precisa ser feito, na prática, para que tenhamos um espaço interno para a paz mental e a saúde em seu sentido mais holístico e integrado.Na astrologia, todos os signos têm o seu oposto complementar. Assim, o primeiro signo do zodíaco, Áries, está oposto no céu a Libra, o sétimo na ordem zodiacal. Entre todos os eixos de signos opostos complementares, a dualidade entre os signos de Peixes e Virgem talvez seja uma das mais notáveis. Como último 1/12 do caminho por onde vemos passar o Sol e os demais planetas, Peixes é a face mais abstrata da nossa solvência. Já o signo de Virgem, como sexta parte dessa roda do ano, representa o caminho sistemático pela senda da vida cotidiana.
Pois é mesmo um mito achar que, para vivenciarmos uma espiritualidade rica, devemos renunciar às questões mais materiais da vida. Essa divisão, na verdade, acaba sendo fonte de angústia e insatisfação para muita gente. Por isso, é preciso entender que a prática diária, direcionada com propósito e com autoconsciência, é fundamental para todo aspirante ao caminho mágico ou religioso, independente de qual seja o ramo ou variedade de credo em questão.
Por isso, lembre-se do quanto é importante encontrar sentido nos pequenos afazeres, naquilo que fazemos para as pessoas ao nosso redor. Que tal arrumar um pedacinho do dia para um momento de meditação? Esqueça o alto da montanha, o lugar zen e demais estereótipos esotéricos: mesmo em meio ao caos urbano, é sempre possível respirar profundamente, em uma pausa rápida. O universo está dentro de nós!
Observe: com o corpo quase completamente iluminado, a Lua Crescente estará bem perto do horizonte Leste depois do pôr do Sol, no Oeste. Em meio à Constelação de Leão, o nosso satélite natural estará na mesma longitude Suhail, a estrela Lambda da Constelação da Vela, na direção Sul em relação à Lua, e também de Thuban, a estrela Alfa da Constelação de Draco, que por estar muito próxima do Pólo Norte Celeste é de difícil visualização para quem está no Hemisfério Sul. A rainha da noite nos fará companhia no céu até depois das 5h da manhã da quinta-feira, dia 17, pondo-se no horizonte Oeste, pouco antes do Sol nascer ao Leste e anunciar a chegada de um novo dia.
Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.
Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.
Visite: www.virginiagaia.com.br
Áries: mantenha o foco e seja produtivo, ariano. Só não esqueça de fazer alguns intervalos ao longo do dia para não se deixar consumir pela ansiedade.
Touro: seja criativo, taurino. Aliás, aproveite o momento para cuidar de você e também paquerar, mesmo que o dia seja muito atribulado.
Gêmeos: use a sensibilidade para lidar com a família e os temas domésticos, geminiano. O céu também pede para você saber lidar com os mais velhos.
Câncer: com o pensamento acelerado, você está cheio de vontade de aprender, canceriano. Tenha atenção à sua comunicação.
Leão: organize os seus recursos, leonino. O céu pede mais atenção às finanças. Evite desperdícios e seja prático.
Virgem: você está com a sensibilidade em alta, virginiano. Use a sua intuição e sexto sentido para perceber melhor as pessoas.
Libra: o dia começa mais introspectivo para você, libriano. Procure manter a calma, dormir bem e respeitar o seu ritmo.
Escorpião: pense no futuro e faça as parcerias certas, escorpiano. Faça um filtro sobre as opiniões que valham a pena.
Sagitário: é hora de mostrar o seu valor e cultivar boas relações com pessoas de poder, sagitariano. Pense na carreira e no longo prazo.
Capricórnio: esteja aberto a novos aprendizados, capricorniano. O céu ajuda você a desenvolver temas intelectuais.
Aquário: não tenha medo de encerrar ciclos, mas tome cuidado para não ser radical demais nas suas posições, aquariano. Decida em parceria.
Peixes: os seus relacionamentos estão em destaque, pisciano. O momento pede mais atenção e sensibilidade para entender as necessidades alheias.
Autor: Virginia Gaia (isto é)