Notícias

Concluída reforma da emergência pediátrica do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre

A estrutura modificada permitirá o aumento na oferta de leitos e a ampliação dos atendimentos, ajudando no desafogo às demais emergências da capital

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a entrega da emergência pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), nesta terça-feira (06), após o setor passar por obras de reforma. A estrutura modificada permitirá o aumento na oferta de leitos e a ampliação dos atendimentos, ajudando no desafogo às demais emergências da capital.

As melhorias incluíram renovação de toda a estrutura interna, pintura, colocação de novo piso e de ar-condicionado, novos móveis e aquisição de trocadores para bebês. Contou ainda com reforma dos banheiros e da área de trabalho dos profissionais.

Ouvido pela reportagem da Rádio Guaíba, o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto avaliou essas alterações e os benefícios que elas trarão para aumentar a oferta nos atendimentos. “O ambiente foi completamente renovado, foi enquadrado dentro da RDC50, que são as normas que regularizam os estabelecimentos de saúde. Então assim, ficou uma emergência pediátrica customizada, moderna e bem equipada. Tem aparelhos de alto fluxo, respiradores, então a gente chega no primeiro mundo em termos de emergência pediátrica”, comemorou.

O diretor Cincinato explicou objetivamente onde essas reformas e irão impactar nos números. “Inclusive a gente aumentou leitos na pediatria geral, hoje nós temos duas enfermarias que totalizam 50 leitos. Aumentamos leitos também na UTI pediátrica, nós tínhamos 10, passamos num primeiro momento para 14 e eventualmente poderá ter mais algum aumento no futuro. Mas isso aí em muito já ajuda toda a rede pediátrica de Porto Alegre”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter e o prefeito Sebastião Melo visitaram a emergência do hospital nesta terça-feira e Melo disse que essa abertura de novos leitos clínicos e de UTI ajudará a desafogar as emergências. Cincinato Neto concorda que a nova emergência ajudará nesse sentido. “Exatamente, a gente segue a linha do prefeito Sebastião Melo e também da Secretaria Municipal de Saúde e nosso intuito é melhor atender a população de Porto Alegre, bem como Região Metropolitana e Interior do Estado porque apesar de sermos um hospital municipal, a gente tem o contexto estadual. 45% dos nossos atendimentos vêm do Interior do Estado, então a gente está pronto para atender a população porto-alegrense e logicamente a população gaúcha”, finalizou.

As obras foram realizadas com recursos vindos de doações à Associação dos Amigos do HMIPV, no valor de aproximadamente R$ 400 mil. O projeto arquitetônico foi criado de forma voluntária pela arquiteta Suzana Ryff Moreira.

A emergência pediátrica do HMIPV possui três consultórios e capacidade de atendimento para até 21 leitos. Atende em média 2,9 mil crianças por mês. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o hospital fica na avenida Independência, 661.

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo