GeralMaximiliano de Almeida

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

[faceturbo]

             Conforme o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, chegamos ao pico da pandemia, teremos 30 dias difíceis pela frente e precisamos de forma séria e rigorosa manter as medidas de proteção e preservar nossa saúde mental. O fato de verificarmos dia-a-dia o aumento da contaminação e suas consequências pode levar de forma mais seria ao aumento da desregulação emocional e a produção de pensamentos e comportamentos catastróficos, exigindo alerta constante para não entrarmos naquilo que os pesquisadores chamam de 4ª onda da pandemia – o adoecimento mental.

            Mais do que nunca, chegou o momento de estarmos hipervigilantes quanto aos cuidados relacionados à pandemia e também a nossa saúde mental, principalmente no que tange a maneira como estamos lidando com nossas emoções e pensamentos.

            Mas como lidar com aquela ansiedade, que já perdeu a sua função de proteção e passou de adaptativa para mal-adaptativa? Veja algumas dicas que auxiliam na manutenção da racionalidade neste momento.

– Aceite sua ansiedade, ela é uma emoção como as outras, faz parte da sua vida. Permanecer no presente e aceita-lá, faz com que se torne mais fácil de lidar com ela. Apenas observe as sensações em seu corpo, sem a necessidade de lutar contra, de querer se livrar de algo nato da sua vida (tentar eliminá-la por completo seria um pensamento mágico impossível). Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Resistindo você estará prolongando e intensificando o seu desconforto.

– Aprenda a contemplar as coisas a sua volta, o ambiente, as cores, as sensações, a temperatura… Olhe em volta de você, observando cada detalhe da situação em que você está.

– Aja como se você não estivesse ansioso. Diminua o ritmo, a velocidade com que você faz as suas coisas, mas mantenha-se ativo. Não se desespere, interrompendo tudo para fugir. Se você fugir, a sua ansiedade vai diminuir, mas o seu medo vai aumentar.

– Respire bem devagar, calmamente, inspirando pelo ar pelo nariz contanto até três e dilatando o abdômen, segure o ar por três segundos e libere pela boca contanto até seis contraindo o abdômen. Faça isso várias vezes ao dia.

– Observe seus pensamentos, a ansiedade é sempre antecipatória, catastrófica, te faz viver da forma “e se isso acontecer” que é futuro (ou seja, não aconteceu ainda e você não sabe se vai acontecer, apenas imagina), aprender olhar para o aqui e agora é a melhor forma para manter a racionalidade e a saúde mental.

Em tempos de pandemia, cuide de sua saúde mental

Danielli Burtuli – Psicóloga CRP 07/18918

Especialista em Psicologia Clínica

Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

[/faceturbo]

Botão Voltar ao topo