Clima estável indica safra de uva promissora no Rio Grande do Sul
Setor espera colher 700 milhões de quilos de alta qualidade
Após chuvas e umidade prejudicarem a safra da uva em 2024, o setor projeta colher 700 milhões de quilos no Rio Grande do Sul. O clima foi estável no período vegetativo dos parreirais, em agosto, e permanece seco neste início de janeiro. A análise é do presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebellatto.
O dirigente destaca que o setor produziu no ano passado 480 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul e que a umidade, maior inimigo dos parreirais, se estendeu do período vegetativo até a colheita.
“A safra 2025 está se iniciando e apresenta uma excelente qualidade, uma maturação perfeita”, comparou. Conforme Rebellatto, a alta na quantidade deve-se à produtividade, pois não houve grandes alterações na área cultivada mesmo com os deslizamentos que ocorreram na Serra Gaúcha em maio do ano passado.
A cooperativa Aurora também destaca que a safra de 2025 é de recuperação. Estima colher mais de 70 milhões de quilos de uva em 2025. O gerente agrícola, Maurício Bonafé, diz que os efeitos do La Niña estão mais amenos do previsto no início de 2024.
“Todas as variedades estão com uma qualidade muito boa. O clima tem ajudado e o manejo acaba fazendo com que se extraia o máximo das características que precisamos para a elaboração sucos, vinhos e espumantes. As uvas para suco deverão ter boa cor e concentração de açúcares, as brancas viníferas com excelente nível de acidez e sanidade e as tintas também estão com boas perspectivas de qualidade”, resume o gerente.
Historicamente, a safra dos cooperados da Aurora representa entre 10% e 15% do total de uvas para processamento colhidas no Rio Grande do Sul. Em 2024, houve uma quebra de safra de 28,6% em relação à vindima de 2023, com um volume que chegou a 50,3 milhões de quilos. A estimativa deste ano é de chegar próximo ao que foi colhido há dois anos (70,5 milhões de quilos).
Os dados foram apurados junto aos 1,1 mil associados da Cooperativa Vinícola Aurora e se baseiam no levantamento da situação atual da produção nos 11 municípios de abrangência da empresa, na Serra Gaúcha. Todas as propriedades estão localizadas num raio de, aproximadamente, 50 quilômetros da unidade Matriz, em Bento Gonçalves.
Autor: Correio do Povo Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER