Ciclone extratropical de fraca intensidade atua nesta sexta-feira sobre o Oceano Atlântico com pressão central de 997 hPa a Leste do Rio Grande do Sul. A circulação de umidade do sistema mantém a instabilidade em parte do estado.
De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul terá nebulosidade variável nesta sexta-feira com o sol aparecendo com nuvens na maioria das cidades do estado, mas haverá maior cobertura de nebulosidade em algumas regiões.
São os casos do Centro, Leste e o Nordeste do território gaúcho que terão parte do dia com céu nublado ou encoberto. Nestas regiões, o que inclui Porto Alegre e a região metropolitana, ainda haverá chuva e garoa em parte do dia.
Os dados analisados pela MetSul indicam que as precipitações, majoritariamente fracas, atingem mais a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte. Isoladamente, a chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos.
Na Metade Oeste do estado, por outro lado, com o avanço de ar mais seco e de alta pressão, o tempo firme predomina no decorrer do dia e o sol aparece com nuvens na grande maioria das localidades.
Na segunda metade do dia, os efeitos da circulação de umidade ciclônica diminuem e o sol pode aparecer com nuvens à tarde em diferentes cidades que tiveram tempo fechado com chuva e garoa durante a manhã.
O sistema no Atlântico impulsiona ar mais ameno para o estado e o dia será agradável na maior parte dos municípios com um pouco de frio à noite em cidades serranas, onde os termômetros podem marcar 11ºC a 13ºC no final do dia.
Em Porto Alegre e região, a sexta-feira será marcada por muitas nuvens com chuva e garoa, especialmente na primeira metade do dia. Gradualmente, da tarde para a noite, a instabilidade diminui e o tempo já pode apresentar momentos de melhoria. A capital deve ter máxima apenas entre 23ºC e 24ºC, baixa para novembro.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER