
Ciclone extratropical, que foi responsável por vento forte ontem e hoje no estado, no momento com seu centro junto à província de Buenos Aires, vai se afastar do continente a partir desta quinta-feira.

Ciclone extratropical na imagem de satélite de hoje à tarde | CIRA/CSU
Os ventos provocados pelo ciclone extratropical seguiram hoje no Sul do Brasil com rajadas acima de 100 km/h no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, causando danos e falta de luz.
Em Santa Catarina, o destaque foi Urupema, na Serra, onde o vento atingiu 105,8 km/h. No Rio Grande do Sul, a maior rajada medida em estação meteorológica foi em Rolante, no Vale do Paranhana, com 109,4 km/h. Outro destaque foi Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, com 96,6 km/h. Na mesma região, vento de 90,5 km/h em São Francisco de Paula.
Ventou muito forte ainda em outras cidades, como Soledade (87,1 km/h) e Restinga Seca (82,1 km/h). Outros pontos tiveram rajadas significativas, entre 70 km/h e 80 km/h. Entre eles, Rio Grande (78,6 km/h), Canguçu (77 km/h), Campo Bom e Barra do Ribeiro (75,6 km/h), além de Morro Reuter, Canela e Encruzilhada do Sul, todos com valores acima de 72 km/h. No Oeste, Quaraí chegou a 71,6 km/h, enquanto Westfália e Estrela registraram 70,8 km/h.
Em Porto Alegre, no Sul da cidade, a estação do clube Jangadeiros registrou dois picos de vento intenso: o primeiro às 23h15 de terça-feira, com 78 km/h, e o segundo entre 2h20 e 2h30 da madrugada de ontem, com 80 km/h. Já na zona Norte, o Aeroporto Salgado Filho reportou 81 km/h por volta das 3h de ontem.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul acompanhado de nuvens nesta quinta, mas o dia não terá tempo firme em todo o estado porque não haverá ar frio impulsionado pelo ciclone. Ao contrário, haverá advecção de ar quente.
No fim da tarde e à noite da quinta, pelo avanço de ar quente, áreas de instabilidade se formam com chuva, raios e risco de granizo isolado em parte do interior, sobretudo em pontos do Oeste, do Centro e Noroeste do estado.
O dia começa um pouco frio e a temperatura se eleva mais à tarde no Oeste e na Metade Norte gaúcha, onde em diferentes municípios devem ser esperadas máximas ao redor e acima dos 25ºC.
A instabilidade afeta grande parte do estado na madrugada e manhã da sexta com chuva, raios e alto risco de granizo isolado. No decorrer da sexta, a chuva atinge a Metade Sul enquanto no Oeste, Centro e Metade Norte o sol retorna com calor, até intenso em algumas cidades.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER