ClimaNotícias

Ciclone causa alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul

Diversas quedas de árvores foram registradas em Porto Alegre. Na foto, um condomínio no bairro Guarujá, na Zona Sul. (Foto: Lorenzo Rivero/O Sul)

Um jovem de 23 anos morreu vítima de uma descarga elétrica em São Leopoldo, no Vale do Sinos, em decorrência do ciclone, segundo o governo gaúcho. Mais de 600 pessoas foram resgatadas em todo o Estado.

Várias ruas e avenidas de Porto Alegre amanheceram alagadas, tomadas por galhos e bloqueadas nesta sexta. Por volta das 6h, havia mais de 20 pontos com bloqueios em vias da Capital ocasionados por quedas de árvores, postes ou acúmulo de água, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

As zonas Sul e Norte foram as mais atingidas em Porto Alegre. As rajadas de vento chegaram a 70 quilômetros por hora na cidade, de acordo com a Metsul Meteorologia. Milhares de pessoas ficaram sem luz e sem água na Capital.

No interior do Estado, onde os ventos chegaram a atingir 100 quilômetros por hora, as áreas mais afetadas pelos temporais são o Litoral Norte, a Serra Gaúcha, os Vales do Sinos, Paranhana e Caí e a Região Metropolitana.

As aulas foram suspensas em pelo menos dez cidades gaúchas. No Litoral Norte, em Santo Antônio da Patrulha, mais de 70 pessoas, entre elas 50 idosos, foram obrigadas a deixar os locais onde residem em razão dos alagamentos.

A cidade de Maquiné registrou grandes acumulados de chuva e ficou inundada. Também há transtornos em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Osório.

Os rios Caí, Paranhana e Sinos apresentam cheias, aumentando o risco de inundações.

Em Nova Santa Rita, famílias também tiveram que deixar suas casas devido a inundações. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre as rodovias com bloqueios, estão a BR-116, em Guaíba, Sapucaia do Sul e Morro Reuter, e a BR-470, em Carlos Barbosa e Salvador do Sul.

Queda de barreira provocou o bloqueio da BR-470, em Salvador do Sul. (Foto: PRF/Divulgação)

Governador

O governador Eduardo Leite afirmou que as “equipes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas”.


https://www.osul.com.br/ciclone-causa-alagamentos-quedas-de-arvores-falta-de-luz-e-bloqueios-de-estradas-no-rio-grande-do-sul/
Ciclone causa alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul
2023-06-16

Autor: O Sul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo