ClimaDestaque

Chuva volta com risco de cheias e alagamentos; veja as últimas projeções

Machadinho
Light Rain
15
20º – 15º
98%
1.48 km/h
20
ter
21
qua
24
qui
18
sex
27
sáb
Max. de Almeida
Light Rain
15
19º – 15º
98%
1.43 km/h
19
ter
18
qua
22
qui
18
sex
26
sáb

 

Chuva forte tem alto risco de causar alagamentos neste domingo e no começo da semana no Rio Grande do Sul. Cenário, embora preocupante, não tem a gravidade de maio. | ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma frente fria já começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul neste sábado e vai levar chuva a grande parte do estado até o fim do dia à medida que avança para Norte com instabilidade e queda de temperatura depois de uma semana muito quente.

A chuva atinge desde o começo de hoje cidade do Sul gaúcho. Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados até o final da madrugada deste sábado eram de 26 mm no Chuí, 18 mm em Pelotas e Rio Grande, 13 mm em Jaguarão e 7 mm em Pelotas e Canguçu.

No decorrer do dia de hoje, o sol aparece com nuvens em algumas áreas, entretanto a nebulosidade já aumentou muito na maior parte do estado. A chuva que atinge desde cedo o Sul e até o fim do dia alcança várias regiões, com baixos volumes no geral.

Amanhã, por sua vez, a chuva será ampla e forte em vários pontos do Centro para o Norte gaúcho com registros de 50 mm a 100 mm e isoladamente superiores. Uma das áreas que pode ter chuva forte é a faixa entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre.

Na segunda-feira, a instabilidade mais forte afeta áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Os volumes podem ser muito elevados em setores do Noroeste gaúcho.

Há enorme e justificada preocupação entre as pessoas de que a chuva deste fim de semana possa repetir o desastre no final de abril e no começo de maio, mas isso não vai ocorrer.

Os volumes, embora altos em diferentes cidades, não serão suficientes para repetir o começo de maio. Então não há com o que se preocupar? Há, sim.

A chuva será volumosa em parte do Rio Grande do Sul e, mesmo sob condições normais, seria capaz de causar problemas, como alagamentos e transbordamento de cursos menores, como arroios.

Só que não são dias normais com a rede de esgotos comprometida pelas enchentes e ainda uma grande quantidade de entulho e lixo nas ruas, ainda não recolhidos pelas prefeituras, a despeito dos apelos sucessivos dos moradores.

Entre hoje e o meio da semana pode chover mais de 100 mm em muitos pontos do estado, mas com marcas acima de 200 mm em alguns locais da Metade Norte e até de 250 mm ou 300 mm no Noroeste.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para sete dias dos modelos GFS dos Estados Unidos, Icon da Alemanha, CMC do Canadá e ECMWF do Centro Europeu, com base na rodada da 0Z de hoje, todos disponíveis ao nosso assinante (assine aqui).

METSUL METEOROLOGIA

METSUL METEOROLOGIA

METSUL METEOROLOGIA

METSUL METEOROLOGIA

Estes volumes de chuva, apesar de não tão extremos como os do fim de abril e começo de maio, são suficientes para causar riscos e problemas à população como alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e prejuízos adicionais para o campo gaúcho.

Antes os acumulados projetados, inevitavelmente os rios vão subir durante os próximos dias. Rios como Jacuí, Taquari e Uruguai, dentre outros, terão seu nível aumentado, mas sequer se aproximando das cotas máximas de maio.

O mesmo deve ocorrer com o Guaíba que nas últimas horas variava entre 1,70 e 1,80 metro e tende a se elevar com chuva e vento do quadrante Sul. Não se projeta para o Guaíba a repetição de cotas extremas observadas no começo de maio.

O Rio Uruguai no Noroeste será a exceção, já que os volumes na região serão mais altos desta vez do que no fim de abril e no começo de maio. O Uruguai encheu em maio pelas águas que recebe do Ibicuí (que vem do Centro do estado), no trecho entre Itaqui e Uruguaiana, mas desta vez toda a Fronteira Oeste estará sob risco pela chuva forte a excessiva no Noroeste e no Norte do estado.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo