A chuva retorna ao Sul do Brasil nesta quinta-feira e vai atingir os três estados da região no decorrer do dia, inicialmente a partir do Rio Grande do Sul e na sequência afetando Santa Catarina e o Paraná, projeta a MetSul Meteorologia.
O retorno da instabilidade à Região Sul entre hoje e amanhã será consequência de um centro de baixa pressão que vai avançar de Oeste para Leste do Nordeste da Argentina para o território gaúcho nesta quinta-feira.
O tempo já começou a mudar nas primeiras horas desta quinta-feira com o avanço de áreas de instabilidade do Nordeste argentino que já traziam chuva na madruga para municípios do Oeste do Rio Grande do Sul.
O sol chega a aparecer com nuvens em diversas cidades gaúcha nesta quinta, sobretudo mais a Leste, entretanto a instabilidade que atinge deste a madrugada o Oeste avança pelo território gaúcho.
No decorrer desta quinta, a nebulosidade aumenta muito em todo o estado e o tempo se instabiliza com chuva na maioria das cidades gaúchas com chuva mais ampla entre a tarde e a noite, não se descartando precipitações isoladamente fortes.
Da tarde para noite de hoje, a chuva atinge também diferentes áreas dos estados de Santa Catarina e do Paraná com possibilidade de formação de nuvens carregadas que podem trazer tempo severo.
Amanhã, sexta-feira, o começo do dia ainda tem chuva e que pode ser localmente forte na maior parte do Sul do Brasil, contudo ao longo do dia a instabilidade começa a se afastar do Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens em diversas áreas do estado, embora ainda possa ser registrada alguma instabilidade isolada.
Parte de Santa Catarina e vários pontos do Paraná ainda devem ter chuva no decorrer da sexta com risco de pancadas localmente fortes em trechos do território paranaense, contudo já ocorrem momentos de melhoria.
Mapa da chuva
O mapa a seguir mostra a projeção de chuva para 72 horas no Sul do Brasil, até às 21h do domingo, do modelos de alta resolução WRF inicializado a partir do modelo norte-americano GFS.
Como se observa no mapa, a tendência é que na maior parte do Sul do Brasil os volumes não sejam altos. Os acumulados mais elevados de precipitação tende a ser isolados, afetando mais Santa Catarina e o Paraná no período.
Chance de alguns temporais
O deslocamento do centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil entre hoje e amanhã deve formar nuvens carregadas em alguns pontos, assim que não se pode afastar o risco de temporais isolados, embora o risco de tempo severo não seja muito alto.
Qualquer instabilidade mais forte na forma de temporal será bastante localizada no Rio Grande do Sul e especialmente na Metade Norte. Onde há um maior risco de temporais será no estado do Paraná, porém também de forma localizada. Há possibilidade ainda de algumas tempestades localizadas com chuva forte, raios e ocasional queda de granizo ou vento forte em Santa Catarina.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER