ClimaDestaque

Chuva deve ser volumosa no RS nesta terça-feira

Muitas nuvens cobrem o território gaúcho, embora em alguns pontos o sol chegue a aparecer mesmo que por pouco tempo

A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul com uma área de baixa pressão atuando sobre o Estado. Muitas nuvens cobrem o território gaúcho, embora em alguns pontos o sol chegue a aparecer mesmo que por pouco tempo.

A chuva já afeta algumas áreas de manhã, como pontos do Oeste, e da tarde para a noite alcança a maior parte do Estado. Mais ao extremo Sul não deve chover. Há risco de chuva moderada a forte em diferentes locais do Rio Grande do Sul até o fim do dia.

A temperatura estará agradável. No Noroeste, onde há ar quente e ocorrem aberturas de sol, a temperatura se eleva mais.

Altos volumes de chuva são esperados entre terça e quarta

A MetSul Meteorologia alerta para episódio de forte instabilidade, com chuva intensa e elevados volumes no Sul do Brasil entre terça e quarta-feira. Os maiores acumulados devem se ocorrer principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A instabilidade se intensifica na terça-feira a partir de área de menor pressão atmosférica. A chuva já atinge algumas áreas de manhã, mas se prevê que a instabilidade aumente da tarde para a noite. O período de maior risco é o da madrugada e manhã de quarta-feira, período em que os dados indicam a possibilidade de precipitações mais intensas, atingindo inicialmente o Centro gaúcho e avançando em direção aos vales, Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte.

Da tarde para a noite quarta-feira, a chuva mais forte começa a migrar para o oceano e já ocorrem momentos de melhoria com aberturas de sol, apesar de que em alguns pontos ainda pode chover. Na quinta-feira, a instabilidade diminui bastante e o sol aparece com nuvens.

Os maiores acumulados de chuva devem ser do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, com marcas de 50 mm a 100 mm em diversos pontos, mas que localmente devem ser superiores. Marcas semelhantes são esperadas também em parte de Santa Catarina.

Volumes altos como esses, especialmente localizados, são capazes de gerar alagamentos. Porto Alegre e região metropolitana estão na área de risco de chuva forte, sobretudo no começo desta quarta.

Foto: Alex Rocha/PMPA/ Divulgação

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo