A chuva começa a retornar para o Sul do Brasil sob a presença de uma massa de ar quente e com aumento gradual da umidade a cada dia na atmosfera, o que favorece a ocorrência de instabilidade com pancadas de chuva e temporais isolados típicos desta época do ano.
Nesta terça, como era previsto, a chuva atingiu pontos mais do Noroeste, como as áreas de Cruz Alta, Santa Rosa, São Borja e Palmeira das Missões. A estação de Palmeira das Missões registrou 48 mm em apenas uma hora.
Até o começo da noite, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram volumes de 49 mm em Palmeira das Missões, 27 mm em Tupanciretã, 18 mm em Santo Augusto, 11 mm em Santa Rosa e 9 mm em Santiago. Em Santa Catarina, a estação de Chapecó marcou 42 mm.
Houve ainda temporais isolados de vento e granizo no Noroeste e no Norte do estado, assim como no Oeste catarinense. Cidades como Ibirubá e Chapecó tiveram vento forte ou granizo durante a tarde.
Nesta quinta, a combinação de calor e umidade vai formar nuvens com chuva da tarde para a noite, especialmente em pontos da Metade Norte, como em cidades do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra. Pode chover ainda de forma isolada em setores do Centro para o Oeste do estado e nos vales.
Na quinta, a chuva de verão vai alcançar várias regiões, inclusive pontos tanto do Oeste como do Sul gaúcho. Na sexta, chuva isolada de verão é esperada na maioria das regiões gaúchas. No fim de semana, os dados indicam chuva na maior parte do estado, principalmente em horas da tarde para a noite, com precipitação em mais locais e com maiores volumes.
- Clique aqui para ver mapas com as projeções de chuva
A MetSul enfatiza que a chuva dos próximos dias será bastante irregular. Além disso, onde chover, os volumes variarão muito com altos volumes em alguns setores e baixos em outros próximos.
Será alta ainda a probabilidade de temporais isolados com vendavais e granizo todos os dias até o começo da semana que vem, afetando diferentes regiões conforme o dia. Em Porto Alegre, chance maior de que ocorra instabilidade na sexta, no fim de semana e na próxima segunda, embora já ocorra instabilidade próxima nesta quarta e na quinta.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER