ClimaDestaqueNotícias

Chuva causa transtornos em Porto Alegre e outras cidades gaúchas, mas tempo deve ser ensolarado nesta quarta

Na Capital, precipitação mais intensa foi registrada no fim da manhã.

 

A chegada da frente fria causou transtornos em Porto Alegre e diversas cidades gaúchas ao longo dessa terça-feira (16). Os problemas foram menores e isolados, nada parecido com o cenário de temporais e vendavais de 16 de janeiro ou 21 de março. Mas a instabilidade está no fim. Nesta quarta (17), uma massa de ar seco, frio e de alta pressão toma conta do Rio Grande do Sul, garantindo um dia de sol.

Muitas áreas do Estado, sobretudo Oeste, Centro e Sul, terão um dia com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade. Nuvens esparsas ainda aparecem acompanhando o Sol no Norte e Nordeste gaúchos. Ao fim do dia, quase todo o Estado terá céu aberto. O ar mais frio deve resultar em um dia de temperaturas amenas, que começa frio no Oeste e parte do Sul. Em algumas cidades, como no Planalto e Serra, as mínimas ocorrem à noite. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 17ºC e 24ºC. Essas e outras informações estão detalhadas em metsul.com.

Dia chuvoso

Na Capital, a situação mais grave dessa terça ocorreu na Lomba do Pinheiro (Zona Leste), onde um posto de saúde teve seus atendimentos suspensos devido ao destelhamento de parte da estrutura das obras de ampliação da unidade.

O local apresenta infiltração e danos na rede elétrica. Equipes da Defesa Civil Municipal distribuíram sete kits de lonas para pessoas atingidas pelo mau tempo. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrou três ocorrências, incluindo desabamento de árvore na rua Dona Alzira e dois pontos com queda de galhos.

Já a EPTC informou dois pontos de acúmulo de água em via pública, dificultando o trânsito. Ao menos cinco bloqueios foram realizados pelos “azuizinhos”.

Apesar do destelhamento na unidade de saúde, as estações meteorológicas da cidade não registraram ventos muito fortes. Nas imediações do Jardim Botânico (Zona Leste) do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Zona Norte), ocorreram rajadas em torno de 60 km/h por volta do meio-dia.

Outras cidades

No Estado, subiu para 20 o número de municípios que reportaram à Defesa Civil estadual danos em função das chuvas dos últimos dias. Ao todo, cerca de 4,7 mil pessoas são afetadas em diversas cidades.

Em Viamão, uma árvore caiu sobre residência, causando danos materiais, ao passo que em Pelotas ocorreram alagamentos em áreas comumente afetadas quando há chuva mais volumosa.

Foram registrados danos a lavouras e bloqueios em estradas em Ciríaco, Dilermando Aguiar, Gentil, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Uruguaiana e Vanini. Caçapava do Sul reportou pequenos danos.

(Marcello Campos)

(Foto: Marcello Campos/O Sul)

Autor: O Sul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo