ClimaDestaque

Chuva aumentará em parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Machadinho
Light Rain
16
16º – 14º
99%
1 km/h
16
sex
15
sáb
13
dom
19
seg
21
ter
Max. de Almeida
Light Rain
16
16º – 14º
100%
0.66 km/h
16
sex
14
sáb
13
dom
18
seg
21
ter

 

 

O primeiro dia do inverno foi marcado por muitas nuvens e chuva no Rio Grande do Sul, mas, como era antecipado pela MetSul Meteorologia, os volumes de chuva foram baixos na esmagadora maioria das localidades. As primeiras horas da estação foram cinzentas e com alta umidade, o que evitou maior elevação da temperatura.

Os volumes de chuva em 24 horas até o final da tarde de hoje atingiam nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia 19 mm em Quaraí, 17 mm em Santa Maria, 12 mm em Dom Pedrito, 11 mm em Santa Rosa e Livramento, 9 mm em Alegrete, 8 mm em Santo Augusto, 7 mm em Rio Pardo, Ibirubá e São Luiz Gonzaga, 6 mm em Cruz Alta e 5 mm em Uruguaiana, Soledade e Teutônia.

Na Grande Porto Alegre, conforme dados do Inmet, até o entardecer desta quarta a chuva havia somado volumes baixíssimos de 2 mm em Campo Bom e 2 mm na estação de Belém Novo e 1 mm no Jardim Botânico, em Porto Alegre.

 

Embora o tempo melhore em parte do estado, a instabilidade entre esta quinta e sexta tende a aumentar e se concentrar mais sobre Santa Catarina, o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul.

A chuva, inclusive, pode ser por vezes moderada a forte em pontos do Médio e Alto Uruguai assim como em locais do Oeste e do Meio-Oeste catarinense, onde devem se concentrar os mais altos volumes.

O modelo de alta resolução WRF da MetSul chega a projetar a possibilidade de marcas acima de 50 mm em diversos pontos do Médio e Alto Uruguai, além do Norte do Planalto Médio, até a manhã de sexta. Setores isolados podem anotar até 70 mm a 80 mm. Volumes acima de 50 mm podem ocorrer ainda em pontos do Oeste, Meio-Oeste e parte do Planalto Sul catarinense.

É importante sublinhar que nas áreas mais afetadas por inundações no Nordeste gaúcho, embora se preveja ainda instabilidade ao menos em parte do dia nesta quinta, os volumes não serão altos e não há risco de repique de cheias.

Os dados de hidrografia mostram que todos os rios que apresentaram cheias seguem baixando mesmo com a chuva der hoje, como a MetSul Meteorologia tranquilizava a população, e assim devem seguir nas próximas horas mesmo com a manutenção da instabilidade.

Muitas nuvens permanecem no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O centro de baixa pressão responsável pela instabilidade se afasta para o mar e o tempo apresenta parcial melhoria e o sol chega a aparecer entre as nuvens em diferentes localidades, apesar dos períodos de nublado a encoberto.

Chove ainda, especialmente na madrugada e de manhã, em pontos da Metade Leste. No Norte do estado, outras áreas de instabilidade trazem chuva no decorrer do dia. O ar estará úmido e se espera neblina em muitas cidades com nevoeiros em trechos da região serrana. Já a temperatura estará amena.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo