
A chuva, que já atingiu durante a terça-feira alguns pontos do Rio Grande do Sul, tende a alcançar um maior número de localidades gaúchas nesta quarta-feira, embora ainda seja irregular e mal distribuída.

Chuva atinge parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira | IARA PUNTEL
Chove desde cedo nesta quarta em pontos do Noroeste e de parte do Norte gaúcho, mas ao longo do dia a instabilidade se estende ao Oeste e a pontos da Campanha.
No final do dia, à medida que uma frente quente começa a se organizar sobre o Rio Grande do Sul, a chuva atinge a Depressão Central.
Ou seja, não chove ainda em todas as cidades do estado nesta quarta-feira. Muitas áreas mais a Leste do território gaúcho devem terminar esta quarta sem registro de precipitação.
Em Porto Alegre e região, por exemplo, onde o dia tem sol e nuvens com aumento da cobertura de nebulosidade, a instabilidade pode chegar no final do dia ou na madrugada da quinta.
Entre o final desta quarta e o começo da quinta, com o avanço de ar quente com uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, uma frente quente se organiza sobre o território gaúcho.
Por isso, chove no começo da quinta em vários pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No decorrer do dia, a frente quente recua para o Sul, pressionada pelo ar quente, com a chuva se concentrando no Oeste e no Sul.
A MetSul recorda que frentes quentes costumeiramente produzem chuva localmente forte e se trata de um sistema em que há maior frequência de raios. Além disso, as frentes quentes no Rio Grande do Sul aumentam muito o risco de granizo.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER