Clima

Chuva alaga, suspende aulas e para transporte em capitais do Nordeste

Machadinho
Scattered Clouds
24
33º – 24º
65%
2.74 km/h
33
sáb
35
dom
37
seg
37
ter
34
qua
Max. de Almeida
Scattered Clouds
24
34º – 24º
65%
2.64 km/h
34
sáb
35
dom
37
seg
38
ter
33
qua

 

 

Intensas áreas de instabilidade atingem desde ontem áreas mais ao Leste do Nordeste do Brasil com chuva intensa, grandes acumulados de precipitação e temporais com raios. Capitais como Recife, Maceió e João Pessoa estão entre as mais castigadas pela chuva intensa.

Chuva causa muitos transtornos no Recife | MARLON COSTA/AGIF/AFP/METSUL

Em Pernambuco, a chuva forte causa alagamentos em diversos pontos da cidade com registros ainda de queda de árvores. É muito alto o risco de deslizamentos de encostas na capital pernambucana e na sua região metropolitana.

Com muitas ruas alagadas e transtornos em vários bairros, as autoridades emitiram uma recomendação para que pessoas permaneçam em casa se possível e evitem sair à rua com deslocamentos desnecessários. Aulas foram suspensas na rede municipal na tarde e noite de hoje.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) suspendeu a operação da Linha Centro do metrô do Recife, a mais importante do sistema e que atende diariamente 150 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife.

A chuva intensa castiga desde ontem Maceió, em Alagoas. Na capital alagoana, um ciclista foi arrastado pela correnteza e acabou preso embaixo de um automóvel devido ao aguaceiro.

Na Paraíba, a chuva forte que atinge João Pessoa provocou transtornos para a população de vários bairros com avenidas e ruas alagadas, semáforos fora de operação e trânsito muito complicado.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), a chuva acumulada até o meio da tarde desta quarta-feira somava em Alagoas 108 mm em Barra do São Miguel e 84 mm em Maceió.

Em Pernambuco, os volumes em 48 horas eram de 233 mm em Abreu e Lima, 177 mm em Paulista, 157 mm em Camaragibe, 157 mm em Jaboatão dos Guararapes e 148 mm em Recife. Vários outros pontos da costa e da Zona da Mata somavam mais de 100 mm.

METSUL

A imagem acima desta tarde de quarta-feira do satélite meteorológico GOES-16 da NOAAA/NASA mostrava fortes a intensas áreas de instabilidade na faixa Leste da Região Nordeste, trazendo chuva muito forte em vários pontos do litoral nordestino.

O risco de chuva forte prossegue em áreas da costa e próximas de Alagoas até o Rio Grande do Norte, mas o maior risco é para localidades de Pernambuco, onde já choveu muito e vai seguir chovendo forte.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo