Chuva alaga, suspende aulas e para transporte em capitais do Nordeste
Intensas áreas de instabilidade atingem desde ontem áreas mais ao Leste do Nordeste do Brasil com chuva intensa, grandes acumulados de precipitação e temporais com raios. Capitais como Recife, Maceió e João Pessoa estão entre as mais castigadas pela chuva intensa.
Em Pernambuco, a chuva forte causa alagamentos em diversos pontos da cidade com registros ainda de queda de árvores. É muito alto o risco de deslizamentos de encostas na capital pernambucana e na sua região metropolitana.
Com muitas ruas alagadas e transtornos em vários bairros, as autoridades emitiram uma recomendação para que pessoas permaneçam em casa se possível e evitem sair à rua com deslocamentos desnecessários. Aulas foram suspensas na rede municipal na tarde e noite de hoje.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) suspendeu a operação da Linha Centro do metrô do Recife, a mais importante do sistema e que atende diariamente 150 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife.
A chuva intensa castiga desde ontem Maceió, em Alagoas. Na capital alagoana, um ciclista foi arrastado pela correnteza e acabou preso embaixo de um automóvel devido ao aguaceiro.
Na Paraíba, a chuva forte que atinge João Pessoa provocou transtornos para a população de vários bairros com avenidas e ruas alagadas, semáforos fora de operação e trânsito muito complicado.
Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), a chuva acumulada até o meio da tarde desta quarta-feira somava em Alagoas 108 mm em Barra do São Miguel e 84 mm em Maceió.
Em Pernambuco, os volumes em 48 horas eram de 233 mm em Abreu e Lima, 177 mm em Paulista, 157 mm em Camaragibe, 157 mm em Jaboatão dos Guararapes e 148 mm em Recife. Vários outros pontos da costa e da Zona da Mata somavam mais de 100 mm.
A imagem acima desta tarde de quarta-feira do satélite meteorológico GOES-16 da NOAAA/NASA mostrava fortes a intensas áreas de instabilidade na faixa Leste da Região Nordeste, trazendo chuva muito forte em vários pontos do litoral nordestino.
O risco de chuva forte prossegue em áreas da costa e próximas de Alagoas até o Rio Grande do Norte, mas o maior risco é para localidades de Pernambuco, onde já choveu muito e vai seguir chovendo forte.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER