NotíciasSaúde

Chocolates ricos em cacau melhoram emocional

Optar por ovos de Páscoa de chocolate rico em cacau pode fazer bem à saúde e melhorar o estado emocional, de acordo com especialistas do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual). Os benefícios estão majoritariamente na fruta que tem grande quantidade de minerais e polifenóis, substância com efeito anti-inflamatório e antioxidante.

O chocolate rico em cacau é conhecido como “chocolate acima de 70%” e “chocolate amargo”. A guloseima tem minerais como cobre, magnésio e potássio, associados à boa saúde do coração. Os ovos de Páscoa feitos com esse produto também contam com ferro, elemento que ajuda a evitar a anemia.

Ainda sobre as propriedades positivas do chocolate rico em cacau, o The Journal of Nutritional Biochemistry publicou em 2022 uma pesquisa que identificou a influência positiva dos produtos que têm acima de 85% de cacau na composição da microbiota intestinal. Durante o estudo, foi constatada a melhora do estado emocional dos participantes do projeto.

A médica especializada em nutrologia no HSPE, Renata Cristina Taveira Azevedo, disse que o chocolate amargo tem menos açúcares e, por isso, também influencia na redução dos riscos de diabetes tipo 2. “É importante se atentar aos rótulos dos produtos, quanto mais puro e menos aditivos, melhor para a saúde”, declarou a especialista.

Chocolate branco

O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e contém grande quantidade de ácidos graxos, monoinsaturados e saturados.

As substâncias estão do lado oposto dos alimentos ricas em cacau e oferecem risco ao sistema cardiovascular, além de aumentar os índices de colesterol ruim.

Chocolate diet

Os ovos de Páscoa diet, ou seja, feitos com chocolate com pouca quantidade de açúcar, são mais gordurosos e mais calóricos em comparação aos chocolates convencionais e aos ricos em cacau.

Por isso, devem ser evitados pelos não diabéticos ou por aqueles que buscam a redução de peso.


Com informações do Governo do Estado de São Paulo.

Autor: Poder 360

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo