Temporais isolados típicos de verão devem voltar a atingir o Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira, especialmente à tarde e no começo da noite, podendo ser até fortes em pontos localizados por conta da muito alta temperatura, adverte a MetSul Meteorologia.
Massa de ar quente e úmido de origem tropical cobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e estabelece as condições favoráveis para a formação de áreas de instabilidade que são capazes de gerar chuva forte e temporais em pontos isolados.
O sol aparece com nuvens na maior parte do estado no decorrer do dia e algumas áreas devem mesmo registrar momentos de céu claro com tempo bastante aberto em parte da manhã, favorecendo a acentuada elevação da temperatura.
A atmosfera instável, contudo, traz chuva. Já pode chover muito isoladamente de manhã no interior gaúcho, entretanto da tarde para a noite o aquecimento estimula nuvens mais carregadas em diferentes pontos do estado.
Estas nuvens de maior desenvolvimento vertical que se formam rapidamente devem trazer chuva isolada passageira de verão na maioria das regiões gaúchas, especialmente nas Metades Norte e Leste do estado.
Com a temperatura muito alta, setores localizados podem ter chuva forte a torrencial de curta duração capaz de gerar alagamentos em áreas urbanas e temporais isolados com rajadas de vento e queda de granizo.
Será mais um dia muito quente no Rio Grande do Sul com forte a intenso calor em muitas áreas do território gaúcho. A temperatura fica entre 35ºC e 37ºC na maioria das cidades dos vales e da Grande Porto Alegre.
O calor deve ser especialmente intenso no Oeste do estado, na área entre Uruguaiana e Quaraí, para onde a MetSul Meteorologia projeta a possibilidade de máximas à tarde de 38ºC a 40ºC nesta sexta-feira.
Onde vão acontecer os temporais?
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que a maior probabilidade de instabilidade convectiva pela combinação de calor e umidade nesta sexta-feira é para as Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul.
Em setores localizados destas regiões que tiverem instabilidade não se pode afastar chuva forte a intensa de curta duração e ainda a ocorrência de tempestades bastante localizadas com queda de granizo e/ou vento forte.
Não é uma situação de tempo severo generalizada, como ocorreria com uma frente fria avançando sobre massa de ar quente, mas apenas ocorrências pontuais em localidades diversas e de forma localizada.
Em se tratando de episódios isolados associados ao calor e à umidade, não há como se indicar onde exatamente ocorrerão, o que só é possível em curtíssimo prazo no que se denomina de nowcasting a partir de imagens de radar e sensores de raios.
Estas formações de instabilidade são tão isoladas que, em regra, chegam a afetar um punhado de bairros de uma cidade, assim é possível apenas indicar uma macrorregião de risco horas antes e não exatamente quais áreas devem ser afetadas por chuva forte e temporais.
Ontem, por exemplo, em Porto Alegre houve pontos da cidade em que o vento passou de 100 km/h, na zona Sul, mas não se registrou vendaval em toda a cidade. Da mesma forma, alguns bairros mais centrais tiveram chuva intensa com alagamentos e granizo enquanto em outros próximos nem caiu granizo e não choveu forte.
Como se formam estes temporais
A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.
Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados.
Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER