A MetSul Meteorologia adverte que o calor ganha muita força no Rio Grande do Sul neste fim de semana no começo do segundo período mais intenso da onda de calor e que vai ter o seu pico na segunda e na terça-feira. A temperatura sobe acentuadamente hoje e ainda mais durante o domingo.
A sexta-feira foi novamente um dia de forte a intenso calor na maioria das regiões com máximas na rede de estações oficias do Instituto Nacional de Meteorologia já próximas dos 40ºC em alguns pontos do Oeste gaúcho.
As máximas na rede oficial foram de 38,0ºC em Quaraí; 36,1ºC em São Borja e Uruguaiana; e 36ºC em Santiago. Já estações automáticas particulares apontaram marcas de 36ºC a 38ºC no Oeste e no Noroeste gaúcho.
Conforme a análise da MetSul Meteorologia a partir de modelos numéricos de previsão do tempo, a massa de ar quente sobre o estado tende a ganhar força a partir de hoje e especialmente durante o domingo, proporcionando máximas cada vez mais altas.
Neste sábado, as máximas à tarde tendem a ser 2ºC a 3ºC mais altas do que ontem, o que significa que pontos do Oeste, Noroeste, Centro e da Campanha devem ter máximas próximas e ao redor dos 40ºC. Porto Alegre deve chegar aos 34ºC e cidades da região metropolitana devem ter 35ºC a 36ºC.
Já o domingo, que assim como hoje terá o predomínio do sol com nuvens esparsas, será ainda mais quente. Cidades do Noroeste, Oeste, Vales, Centro, Campanha e dos vales devem ter máximas próximas e em torno dos 40ºC. Pontos do Oeste, Noroeste, Centro e Campanha devem ter temperaturas máximas à tarde acima dos 40ºC.
O pior do calor, entretanto, está reservado para a segunda-feira e a terça, dias que marcarão o pico deste episódio de temperaturas altas no estado e que vão coincidir com o retorno das aulas na rede estadual de ensino.
As prefeituras de Viamão e de Pinheiro Machado, em medida elogiável e que levou a sério os riscos evolvendo a severidade do calor previsto pela Meteorologia para o começo da semana, decidiram postergar o começo das aulas.
O calor começa a ceder em parte do estado na quarta-feira, que embora ainda muito quente e abafada, não deve ter máximas tão elevadas quanto as indicadas para os dias anteriores na maioria dos municípios.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER