
Diante de quase 35 mil torcedores em Belo Horizonte (MG) na tarde desse domingo (17), o Grêmio venceu o Atlético por 3 a 1, de virada, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado elevou o Tricolor gaúcho do 15º para o 13º lugar na tabela, com 23 pontos. A próxima partida está marcada para as 21h de sábado (23), na Arena, contra o Ceará – 10º colocado, com 15 pontos.
Na manhã de terça-feira (19), o elenco se reapresenta no centro de treinamentos Luiz Carvalho. No foco estão os preparativos para a sequência da competição, que nesse domingo entrou em seu segundo turno.
O duelo contra o Galo Mineiro (agora em 11º lugar, com 24 pontos) teve o placar aberto por Scarpa, para os anfritriões, aos 37 minutos. Já a equipe treinada por Mano Menezes – que estava sob pressão no cargo – igualou com Edenilson aos 45 minutos e ampliou com Balbuena e Aravena, respectivamente aos 13 e aos 45 minutos da etapa complementar. A partida também teve três expulsões, todas no time da casa.
Primeiro tempo
Os primeiros cinco minutos de bola rolando na Arena do Galo foram marcados por muitas faltas, dificultando o ritmo da partida. Aos 6 minutos, o Galo chegou com perigo no campo de ataque. Scarpa cobrou escanteio fechado, e Tiago Volpi afastou a bola, que iria entrar.
Em seguida, Alexander conseguiu espaço na entrada da área do Grêmio e bateu cruzado. O chute rasteiro passou à direita da goleira defendida por Volpi.
Aos 8 minutos, o Grêmio teve a sua primeira finalização. Cristian Olivera arrancou pela esquerda e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Nos minutos seguintes, o jogo seguiu equilibrado. Aos 26, Edenilson cobrou escanteio, a bola foi afastada da área pela defesa e sobrou para Villasanti, que chutou por cima da goleira. Aos 27, o Galo respondeu com Cuello, que chutou para fora.
Dez minutos depois, aos 37, os donos da casa abriram o placar com um golaço de Gustavo Scarpa. Hulk cobrou falta de forma curta e passou para Scarpa, que chegou chutando de primeira, da intermediária. A bola estufou as redes no ângulo direito de Volpi.
O Tricolor gaúcho buscou o empate aos 44 minutos, com Edenilson. Marlon cobrou escanteio e, no meio da área, Edenilson apareceu para empurrar de cabeça no cantinho de Everson.
Segundo tempo
O segundo tempo da partida começou equilibrado, mas o Grêmio virou o placar aos 12 minutos, com Balbuena. Marlon cobrou escanteio pelo lado esquerdo, a defesa do Atlético-MG tentou afastar, mas a bola sobrou no meio da área para Balbuena, que chutou para o fundo das redes.
Aos 15 minutos, o Galo chegou com perigo. Hulk limpou a jogada na frente da área e disparou um chute forte por cima do gol defendido por Volpi.
Quatro minutos depois, o jogador gremista Carlos Vinícius foi expulso por ter atingido Iván Román com o braço em disputa de bola. Com um jogador a mais, o Atlético-MG aumentou a pressão em busca do empate.
Aos 30 minutos, mais uma cartão vermelho. Desta vez, para o Galo. Após revisão do VAR, Cuello foi expulso da partida por dar um pisão na virilha de Riquelme.
Apesar da pressão do Atlético-MG, o Grêmio quase marcou aos 44 minutos, quando Everson fez grande defesa em chute de Aravena de dentro da área.
Um minuto depois, o atacante chileno ampliou a vantagem gremista. Riquelme conseguiu belo passa para André Henrique, dentro da área e na cara de Everson. O centroavante passou para Aravena, que, com o gol aberto, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Ficha técnica
– Atlético-MG: Everson, Natanael (Biel), Ivan (Júnior Santos), Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa, Reinier (Rony), Cuello e Hulk. Técnico: Cuca.
– Grêmio: Tiago Volpi, Ronald, Balbuena, Kannemann, Marlon, Villasanti (Dodi), Cuéllar (Alex Santana), Alysson (Riquelme), Edenilson (André Henrique) e Cristian Olivera (Aravena) e Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem: Alex Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ). No VAR, Caio Max Augusto Vieira (GO).
Autor: O Sul