Política

Bolsonaro é primeiro presidente a faltar a posse de chefe do STF desde 1993

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu à cerimônia de posse da ministra Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (12). É a primeira vez que um presidente da República falta à posse de um presidente do STF desde 1993.

O último presidente a não estar presente na solenidade que marca a chegada de um ministro à presidência do tribunal foi Itamar Franco, em 1993. Naquele ano, Itamar foi representado por seu ministro da Justiça, o senador Maurício Corrêa, que anos depois se tornou ministro do STF.

Desde então, nesses quase 30 anos, todos os presidentes da República participaram da cerimônia de posse de presidentes do STF. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) estiveram presentes nas posses durante seus mandatos.

O presidente Jair Bolsonaro esteve presente apenas na posse de Luiz Fux, que assumiu a presidência do tribunal em 2020 e a deixou nesta segunda-feira. Durante a cerimônia que marcou a posse de Rosa Weber no comando do STF, Bolsonaro estava em São Paulo, para onde viajou no início da tarde.

A agenda do presidente não indicava nenhum compromisso de Bolsonaro durante o horário em que foi realizada a solenidade no STF. A campanha do presidente informou, no entanto, que ele participaria de um podcast no início da noite na capital paulista.

 

Autor: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo