ClimaDestaque

Baixa pressão traz chuva, garoa e nevoeiro sob ar gelado e muito frio

Machadinho
Céu Limpo
25
25º – 21º
46%
1.63 km/h
21
sáb
29
dom
21
seg
25
ter
19
qua
Max. de Almeida
Céu Limpo
24
24º – 20º
53%
1.72 km/h
20
sáb
28
dom
22
seg
24
ter
18
qua

 

Serra Gaúcha terá domingo de tempo invernal de muito frio com nevoeiro, chuva, garoa e temperatura baixa o dia inteiro | GIULIANO ZANIOL

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil traz maior nebulosidade, chuva e frio para parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mantendo a baixa temperatura no estado com um dia de muito frio no território gaúcho.

O sábado foi de sol na maior parte do estado, mas com muitas nuvens em áreas mais ao Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, como nas regiões do Alto Uruguai e da Serra, inclusive com garoa e chuva leve em pontos destas regiões.

O dia se iniciou muito frio com marcas abaixo de zero no Oeste e no Sul, onde fez -7,3ºC em Pinheiro Machado, a menor temperatura do ano no estado. Na Grande Porto Alegre e na capital, a temperatura desceu à casa de 1ºC na madrugada.

Com muitas nuvens e até instabilidade, a temperatura variou muito pouco com bastante frio e úmido ao longo do sábado no Norte e no Nordeste do território gaúcho com marcas abaixo de 10ºC o dia todo em diversas localidades.

A temperatura até o fim da tarde deste sábado na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia não tinha conseguido superar 5,4ºC em São José dos Ausentes; 5,9ºC em Canela; 6,7ºC em Cambará do Sul; 7,7ºC em Serafina Corrêa; 7,9ºC em Vacaria; 8,0ºC em Bento Gonçalves; e 8,1ºC em Lagoa Vermelha.

A MetSul antecipa que estas mesmas regiões devem ter outro dia com abundante nebulosidade, nevoeiro, chuva e garoa no decorrer deste domingo com a atuação de uma área de baixa pressão que traz instabilidade para os três estados do Sul do Brasil.

A nebulosidade, aliás, aumenta em quase todo o estado gaúcho com tempo mais fechado neste domingo principalmente no Centro, Norte e o Nordeste gaúcho. No Oeste e no Sul, o sol aparece com nuvens em diferentes pontos.

A chuva no começo do dia afeta área perto da divisa com Santa Catarina, no Médio e no Alto Uruguai, no Norte da Serra e nos Campos de Cima da Serra. No decorrer do domingo, com a circulação da baixa pressão atmosférica, o tempo fica mais fechado com chance de garoa ou chuva leve em outros pontos do Nordeste gaúcho.

É o que deve ter mais nuvens com chance de precipitação fraca a muito fraca, além da Serra e dos Aparados da Serra, também para pontos dos vales, Litoral Norte e a região da Grande Porto Alegre.

Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade (instabilidade) do modelo WRF-ECMWF para a manhã, tarde e noite deste domingo em que se observa como há chance de precipitação no Norte e no Nordeste gaúcho ao longo do domingo.

METSUL METEOROLOGIA

METSUL METEOROLOGIA

METSUL METEOROLOGIA

Com maior presença de nuvens, as mínimas deste domingo não devem ser tão baixas quanto as deste sábado com as menores marcas previstas para o Oeste, o Sul, a Serra e os Aparados da Serra.

A tarde do domingo, por sua vez, será fria em todas as regiões. Nas áreas com maior presença de nebulosidade e chance de precipitação, a temperatura muito pouco sobe. Por isso, as áreas de maior altitude da Serra terão máximas novamente muito baixas. Em Porto Alegre, as máximas ficam parecidas com as deste sábado, quando fez 12ºC a 13ºC na cidade.

O vento, predominantemente fraco a calmo neste sábado, aumenta neste domingo com a área de baixa pressão e vai soprar fraco a por vezes moderado, o que aumentará a percepção de frio e deixará a sensação térmica baixa.

Chuva e frio também em parte de Santa Catarina. A baixa pressão associada a uma frente semi-estacionária reforça neste domingo a instabilidade em Santa Catarina com chuva em todas as regiões catarinenses e que pode ser até moderada a forte por vezes em algumas localidades. A frente avança um pouco durante o dia e leva chuva também para parte do Paraná.

METSUL METEOROLOGIA

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada no Sul do Brasil em 72 horas até às 9h de terça-feira do modelo de alta resolução WRF inicializado com o modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

Os maiores acumulados de precipitação devem se dar no extremo Nordeste gaúcho e, especialmente, em Santa Catarina e parte do Paraná. Em algumas localidades, os volumes acumulados no período com a frente e a baixa pressão podem exceder os 50 mm.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo