
A leitura de manifestos a favor da democracia nesta quinta-feira (11) levou representantes da sociedade civil à Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo.
Nomes como e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, o reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), discursaram no ato com falas duras pela democracia e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Veja trechos das falas no ato desta quinta-feira (11).
“Fora da democracia com direitos não se consegue meios para que uma sociedade complexa possa se desenvolver. Nós não aceitaremos retrocesso, nós não seremos asfixiados”
“Falo com toda a convicção de quem pensa 24 horas por dia no nosso país que nós não temos outro caminho que não o da libedade, da democracia, da Justiça. As sociedades mais prósperas do planeta são todas democracias”
“Enquanto houver racismo, não haverá democracia. Nós, população negra organizada, mulheres negras, pessoas faveladas, periféricas, LGBTQIA+, que professam religiões de matriz africana, quilombolas, pretos, pretas com distintas confissões de fé, povos do campo, das águas e da floresta, trabalhadores explorados, informais e desempregados, em coalizão negra por direitos viemos a público exigir a erradicação do racismo como prática genocida da população negra.”.
“Todos que estão aqui hoje lutam contra a apatia, contra o populismo, contra as ameaças. Lutam contra os riscos de deixar de lado o melhor de nós mesmos. Temos uma Constituição. Tudo está dito lá. Respeitemos.”
“Dada a gravidade do momento que vivemos, todos foram capazes, de maneira sublime e generosa, de transcender as diferenças e se juntar em uma única luta pela democracia. Estado de Direito, sempre”
“Hoje é um momento inédito em que capital e trabalho se juntam em defesa da democracia. Estamos celebrando o hino da democracia.”
“Só com a democracia vamos ser capazes de enfrentar a desigualdade e que passa por racismo, desigualdade de gênero e enfrentamentos que atingem população lGBTQIA+”
“Nossa caminhada é rumo a uma democracia plena. A nosa caminhada não pode ser interrompida por ninguém, até que se acabem as desigualdades sociais e todos os brasileiros e brasileiras tenham educação, saúde, moradia, trabalho digno, bem-estar social e proteção conforme apregoa a Constituição Brasileira.”
Autor: Folha UOL
Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM