GeralMaximiliano de AlmeidaRegião

Apicultores de Maximiliano de Almeida organizam venda de mais de 30 toneladas de Mel

Na tarde da última quarta-feira os apicultores de Maximiliano de Almeida realizaram a entrega de mais de 30 toneladas de mel produzido pelos apicultores locais.

O apicultor Sérgio Macanan, destaca que a produção local é comercializada para a empresa Adans da cidade de Taquara que há dois anos compra o mel produzido no município  e posteriormente o exporta. Conforme o produtor, um dos motivos do mercado externo procurar o mel local, está relacionado à flor da uva Japão e por isso ter como característica um produto mais claro e suave utilizado para consumo humano e fabricação de cosméticos. Apesar de comemorar o aumento da produção, que nesta safra superou 20% neste ano, o produtor lamenta a queda do valor do produto. Em 2017 o valor do quilo do mel comercializado era de R$12,00 hoje o preço pago é de R$5,65. O produtor destaca que pratica embora haja questões indesejadas de preços no mercado internacional, o cultivo do mel ainda é uma boa alternativa para rendimento na propriedade principalmente se tomadas todas as medidas e cuidados para a produção de um produto de qualidade.

Conforme Fabio Batistela, chefe do escritório da Emater do município, a produção do mel é uma boa alternativa para diversidade e rentabilidade na propriedade. Conforme ele, algumas propriedades locais tem se tornado rentável pela prática da apicultura principalmente por serem de pequeno porte. Para o  profissional a baixa no preço do produto, ainda garante um resultado positivo para o produtor, devido ao retorno rápido do investimento inicial da prática da apicultura.

 

Botão Voltar ao topo