Economia

Alto custo dos insumos tem desencorajado gaúchos de investir na construção civil

Os gaúchos contrataram apenas 15% dos R$2,9 bilhões destinados ao Rio Grande do Sul pelo Governo Federal, através do Programa Casa Verde e Amarela 2022. O dado é considerado baixo em relação ao valor disponibilizado.

De acordo com o presidente do SINDUSCON, Cristiano Basso, a linha de crédito Casa Verde e Amarela é de atuação mais popular, e esse público é o que mais está sendo impactado pela inflação. A alta dos insumos impactou muito no custo elevado da construção.

Cristiano Basso comenta que os insumos básicos aumentaram de forma exponencial. O aço, material indispensável em uma obra, aumentou 120% nos últimos meses, já o cimento teve alta de 60%. O presidente do SINDUSCON, acredita que o cenário de altos custos tem desencorajado muitas pessoas que sonham com a casa própria.

No ano passado a construção civil teve dificuldade com o recebimento da matéria-prima, situação que também colaborou para o aumento do preço elevado dos insumos.

As perceptivas para o segundo semestre são mais animadoras. Cristiano Basso destaca que a entrega dos materiais que impactaram no ano passado já estão se estabilizando e o preço dos materiais devem ficar linear. A procura pela essa linha de financiamento deve ser maior no segundo semestre, destaca o presidente do SINDUSCON.

Autor: Rádio Uirapuru

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo