Política

Ala do MDB lança petição para reforçar projeto de candidatura própria ao Piratini

Documento é assinado pelos ex-governadores Pedro Simon e José Ivo Sartori, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

Lideranças históricas do MDB lançaram uma petição pública, endereçada a emedebistas e à sociedade gaúcha em geral, com objetivo de conseguir apoio e reforçar uma candidatura própria da sigla ao Piratini. O documento é assinado pelos ex-governadores do Rio Grande do Sul, Pedro Simon e José Ivo Sartori, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, um dos dez gestores municipais que votaram contra abrir mão de candidatura própria e apoiar o pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, durante encontro da associação de prefeitos da legenda na noite dessa segunda-feira, na capital. A pré-candidatura do tucano recebeu o apoio de 52 prefeitos do MDB.

Os signatários da petição, que pode ser assinada através de um site, dizem que os governos comandados pela sigla conseguiram avançar nos problemas financeiros do Estado. Além disso, defendem uma gestão mais comunitária e menos burocrática que, apesar de semelhanças na pauta da responsabilidade fiscal, difere do atual governo. O grupo critica, por exemplo, a condução da crise econômica e sanitária da pandemia, e defende outra “forma de dialogar com a sociedade gaúcha”.

Por fim, as lideranças do MDB defendem que o próximo governador tenha como prioridade absoluta a administração estadual, sem outros objetivos eleitorais, em uma alusão às pretensões de Eduardo Leite, cuja prioridade era disputar o pleito presidencial. O grupo também reforçar que o deputado Gabriel Souza teve o nome indicado exclusivamente como pré-candidato a governador, através de um processo que passou pela Executiva estadual, assim como, igualmente, a direção nacional do MDB anunciou a pré-candidatura de Simone Tebet à presidência da República.

Pré-campanha

No último final de semana, o deputado Gabriel Souza intensificou as viagens pelo Rio Grande do Sul. Entre o dia 14 de julho até o último domingo, o pré-candidato do MDB ao Piratini visitou seis municípios: Dois Irmãos, Cruzaltense, Marau, Bento Gonçalves, Farroupilha e Tramandaí.

Na ocasião, aproveitou para falar sobre os desafios da pré-campanha e da necessidade de unidade partidária.

Decisão

A convenção do MDB, que vai definir oficialmente os rumos do partido no processo, está marcada para 31 de julho, último fim de semana do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Para a mesma data, está agendada a convenção do PSDB.

Autor: Rádio Guaíba

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo