DestaqueGeralMachadinho

A cultura indígena e sua relação com a Erva-mate é apresentada em Machadinho

Em meio a emergente necessidade de enxergar o indígena como propagador da história social e cultural, protagonista da essência brasileira, o Machadinho Thermas Resort Spa, há meses projetou um grande passo na aproximação da presença indígena com a cultura da erva-mate. Através da deusa Caá-Yari, espectadores são agraciados com um belo espetáculo teatral composto e apresentado por indígenas.

Conta a lenda que Caá-Yari, é a deusa protetora dos ervais e da raça Guarani. Na peça em cartaz, os protagonistas indígenas, fazem parte da cultura Kaingang, localizada em Cacique Doble/RS. O enredo vem com o propósito de valorizar o cultivo, transformação e consumo da erva-mate que vai muito além da roda de conversa e o ato de tomar o chimarrão, mas sim emerge a essência das folhas que movimentam o perfil social, cultural e econômico local.

A história de Machadinho, tem uma relação direta com a cultura dos ervais, tanto quanto, da presença indígena em sua existência. Há evidências de que sítios arqueológicos presentes em pontos determinados do município, comprovaram a presença Guarani.

No viés da erva-mate, atualmente as verdes folhas são plantadas, colhidas e beneficiadas no próprio município, que consolida um expressivo reconhecimento pelo cultivo e descoberta da progênie Cambona 4. Além do excelente chimarrão que expande estados, o município exporta matéria prima para diversos países.

Não somente a cuia que roda de mão em mão faz uso da erva-mate. Suas maravilhas contemplam os cuidados com a beleza e bem-estar. Atualmente o Spa Ylex, existente no complexo termal, dispõe de cosméticos, linha de produtos e serviços com o uso à base de erva-mate.

Retomando ao tema relacionado ao espetáculo, Caá-Yari, faz parte do ciclo cultural idealizado pelo Machadinho Thermas Resort Spa, que contempla apresentações teatrais durante todo o ano e é desenvolvido a apresentado pelo Grupo Aldeia Teatral de Machadinho. Assim como segue o cronograma:

  • Caá-Yari (janeiro a março)
  • José Mendes (abril, maio e junho)
  • Lycalopex (julho, agosto, setembro e outubro)
  • Patara (novembro a janeiro)

Os adolescentes e adultos que atuam na peça, Caá-Yari, são custeados pelo Machadinho Thermas Resort Spa, que além de viabilizar transporte, alimentação e demais despesas, disponibiliza um espaço dentro do empreendimento para que os mesmos comercializem seus produtos artesanais.

A apresentação que estreou no dia 14 de janeiro deste ano, fecha o ciclo cultural, e é exibida nas terças-feiras e aos sábados às 21 horas e está disponível para hóspedes de forma gratuita. A comunidade local e visitantes podem assistir à peça, para isso é necessário se dirigir a portaria do Resort e adquirir o ingresso.

 

Ficha Técnica do espetáculo:

Elenco:

Ariely Manoel Antônio

Charlene da Silva

Charlene Silveira

Crislaine Jose Grande

Deisi Manoel Antônio

Elisandra Nivenkag Felix

Felipe José Grande

Greicieli Manoel Antônio

Lori José Grande

Luis Benedet

Lucieli Franco

Marina Manoel Antônio

Marineia Reis

Nestor Kavag Antônio

Tamires Manoel Antônio

Toni Avaristo

Valmir Alvaristo

Venilson Dos santos

Vera Dias

 

Coordenadoras indígenas:

Marineia Reis

Vera Dias

 

Sonoplastia: Mariana zucco

Iluminação: Thomas Spader

Coreografia: Felipe De Biasi

Cenografia: Carlos Primo

Figurinos: Iraci Borges e Grupo Jãre

Adereços: Wie Kriri Sobrinho Patte e Lídio Antônio

Pinturas: Grupo Jãre

Realização: Grupo Aldeia Teatral

Dramaturgia e Direção: Airton Fabro

Produção: Machadinho Termas Resort e SPA

Coordenador Geral: Juarez Tavares

 

Por: Destaque News/ Marceane Catia Santolin Biscaro – Jornalista – 0020714/RS

FONE: whatsapp (vivo 54) 996743530
E-mail/Skype: [email protected]

Colaboração: Airton Fabro

Fotos: Machadinho Thermas Resort Spa Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo