DestaqueMachadinho

Região de Machadinho estabelece Protocolo de Monitoramento e Gestão Fitossanitária para a Erva-Mate

O estabelecimento de um Protocolo de Monitoramento e Gestão Fitossanitária para a Erva-Mate faz parte do convênio firmado entre a Embrapa Florestas, a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) e a Prefeitura de Machadinho, desde o ano de 1997, tendo agora em 2025 renovado o seu plano de trabalho.

Essa iniciativa visa aprofundar os cuidados no cultivo e manejo da erva-mate pelos produtores, desde a formação do fruto até a matéria-prima pronta entregue na indústria. A ação conta também com a participação técnica da Emater/RS-Ascar, da Fundação Solidaridad e da Secretaria Municipal da Agricultura, tendo forte apoio da Erva-Mate Cambona, Barão Erva-Mate e Chás e Barbaquá Machadinho.

O trabalho, nesta primeira fase, liderado pelos pesquisadores Celso Garcia Auer, Suzete Penteado, Cristiane Krug e Douglas Lau, busca analisar o status fitossanitário da cultura da erva-mate, considerando aspectos como sanidade das plantas e incidência de patógenos e pragas, incluindo também as espécies benéficas no sistema produtivo.

O foco no sistema de produção e manejo tem significado de prevenção, pois a sanidade das árvores depende muito da forma de condução do erval pelos produtores. Aspectos e boas condições sanitárias das plantas são fundamentais para resistirem ao ataque de possíveis pragas ou doenças.

De acordo com o extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, que coordena a Câmara Setorial de Erva-Mate no RS, os protocolos a serem estabelecidos servirão de guias no processo produtivo, visando à saúde das plantas e, em consequência, uma melhor qualidade na erva-mate produzida dentro da área delimitada “Região de Machadinho”.

A recente conquista da Indicação Geográfica Erva-Mate Região de Machadinho amplia a notoriedade desse espaço territorial e exige uma boa performace no sistema produtivo, mantendo a tradição, a aptidão local e as boas práticas produtivas, sejam agrícolas ou de fabricação industrial.

Fazem parte do território delimitado pelo Protocolo de Monitoramento e Gestão Fitossanitária para a Erva-Mate os municípios de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

Foto: Ilvandro Barreto de Melo, extensionista da Emater/RS-Ascar

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo