Destaque

Estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos participaram da 48ª Expointer

Os estudantes Pablo Otto Sckalei e Carlos Alberto Toscan, da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, participaram nos dias 1º e 2 de setembro da 48ª Expointer, em Esteio, onde apresentaram o projeto científico “Sequestro de Carbono no Solo na Cultura da Erva-Mate”. A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Eder Vidal.

A apresentação integrou a Mostra de Educação Profissional das Escolas Técnicas Agrícolas – META 2025, promovida pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA) em parceria com a Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO/RS). O evento destacou projetos que unem ciência, meio ambiente e sustentabilidade no ensino agrícola.

O estudo dos alunos aborda um dos maiores desafios do século XXI: as mudanças climáticas. A pesquisa analisou o papel da cultura da erva-mate como agente de sequestro de carbono no solo, mostrando-se uma importante estratégia para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Espécie nativa da América do Sul e de grande relevância no Sul do Brasil, a erva-mate contribui para a manutenção da cobertura vegetal, o equilíbrio ecológico e a melhoria das propriedades do solo.

Por meio da coleta e análise de amostras em três diferentes métodos de cultivo, o trabalho demonstrou que práticas sustentáveis na produção de erva-mate podem aumentar significativamente os estoques de carbono no solo, conciliando produção agrícola, retorno econômico e preservação ambiental.

A participação dos estudantes na Expointer representa não apenas um marco para a Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, mas também leva o nome do município de Viadutos ao cenário estadual, reforçando o papel da educação pública, científica e técnica como motor de transformação social e ambiental.

Autor: Comunidade FM Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo