Um mês depois, Identidade Fácil tem mais de 2 mil documentos emitidos no RS

A nova modalidade digital de solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do sistema Identidade Fácil, já tem 685 documentos entregues no Rio Grande do Sul e 1.343 aguardando retirada, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), totalizando mais de 2 mil emitidos. São 375 documentos em produção, e foram feitos 3.507 agendamentos relacionados a protocolos ativos, não contabilizando cancelamentos.
A iniciativa, do governo do Rio Grande do Sul, é pioneira no Brasil, uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O objetivo é simplificar o processo de emissão do documento e ampliar a capacidade de atendimento à população, diminuindo filas e otimizando os fluxos de trabalho.
Com o novo sistema, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Estado podem solicitar a CIN de forma remota (veja abaixo o passo a passo).
Entre as vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o CPF passa a ser o número principal de identificação, unificando todos os RGs e simplificando o processo para o cidadão e o governo. Ainda, o documento promete maior segurança e resistência a fraudes e roubos de identidade devido à verificação rápida da sua autenticidade.
A identidade também garante um padrão de identificação e fluxo de dados de identificação oficial em todo o país, eliminando divergências de informações. A CIN pode ser acessada em formato digital através do aplicativo gov.br, com o mesmo nível de segurança de um documento físico.
Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN):
- acessar o site identidadefacil.rs.gov.br ou o aplicativo Identidade Fácil;
- preencher os dados e enviar a certidão digitalizada diretamente pelo site. A única etapa presencial é a coleta de digitais e foto;
- o comparecimento é rápido e agendado pela própria plataforma. O novo sistema agiliza o atendimento e reduz o tempo de permanência nos postos de identificação;
Documentos solicitados:
- Conta no gov.br;
- Certidão de nascimento (solteiros);
- Certidão de casamento (casados);
- Certidão com averbação (separados/divorciados).
A plataforma digitaliza grande parte do processo, permitindo que o próprio cidadão preencha os dados online e envie uma versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. A etapa presencial, ainda obrigatória, fica restrita à coleta biométrica de digitais e fotografia, feita mediante agendamento. O formato tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem ainda não atende aos critérios do novo sistema.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Camila Cunha / Correio do Povo
Autor: Rádio Guaíba
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER